Iberia Airport Services Apresenta Ofertas Para Novas Licenças De "Handling" Em 41 Aeroportos

- Em 37 aeroportos compete individualmente e em outros quatro o fará em joint venture, para maximizar suas chances de vencer todas as disputas 

- Em cada aeroporto é apresentada uma oferta personalizada, que tem vindo a ser construída com enfoque, acima de tudo, na sustentabilidade, inovação e custos, em linha com os requisitos do caderno de encargos da AENA 

- A Iberia Airport Services concorre a estas licenças depois de ter sido acordado na passada quinta-feira o XXII Acordo Coletivo de Pessoal de Terra, que afeta mais de 8.000 trabalhadores da Iberia nos aeroportos 

A Iberia Airport Services apresentou à AENA as ofertas para obter uma licença de handling em 41 aeroportos espanhóis, em 37 deles competirá sozinha e nos outros quatro o fará em joint venture. Trata-se de Sevilha, Valência, Fuerteventura e Lanzarote onde atualmente não possui licença de handling, e decidiu adotar esta fórmula para maximizar suas opções de prestação de serviços a terceiros nos 41 aeroportos que atende. 

(© Iberia)

1.000 arquivos, 337 pastas, 3 GB

Para cada um dos aeroportos, a Iberia Airport Services concebeu ofertas totalmente personalizadas e auditadas pela Cap Gemini, prestigiosa consultora especializada em serviços aeroportuários. Todas essas propostas estão reunidas em mais de 1.000 arquivos, 337 pastas e três gigabytes de informações que foram enviadas eletronicamente à AENA. 

Mais de 50 pessoas da equipe da Iberia Airport Services, mas também de outras áreas da empresa como recursos humanos, sustentabilidade, transformação e jurídico, entre outras, trabalharam durante meses nas diferentes propostas para entrar nestes concursos, que representam o grande desafio para o negócio aeroportuário da Ibéria nos próximos anos. 

Segundo José Luis de Luna, Diretor de Serviços Aeroportuários, "graças ao esforço de todos, apresentamos ofertas que estamos convictos de serem as mais competitivas para continuar a investir em todas as pessoas da Iberia que trabalham neste negócio, e continuar a mantê-lo dentro da Ibéria”. 


Pessoas, Sustentabilidade e Inovação 

Para a renovação das suas licenças de handling a terceiros, a Iberia Airport Services enfrenta o concurso mais complexo e competitivo que a AENA publicou até à data, devido ao elevado número de empresas que demonstraram interesse no processo e também devido aos requisitos exigentes que foram estabelecidos nas especificações (mais de 350 páginas de requisitos e anexos sobre segurança operacional e aeroportuária, requisitos ambientais e de sustentabilidade, solvência técnica e económica...), que se traduz num investimento milionário. 

Para responder a estes requisitos, a Iberia Airport Services apresentou uma oferta personalizada em cada um dos 41 aeroportos construídos, apostando, acima de tudo, na sustentabilidade, inovação e custos. 

Sustentabilidade: o compromisso da Iberia Airport Services está alinhado com a estratégia de sustentabilidade da empresa e, para obter estas licenças, incluiu na sua oferta um investimento significativo na renovação de equipamentos, e mais de 30 outras medidas para melhorar a gestão de resíduos, aumentar a uso de energia renovável e promover uma cultura sustentável entre seus colaboradores. 

Inovação: A Iberia Airport Services já é pioneira na Espanha na digitalização de suas operações com foco na coordenação e tomada de decisões em tempo real. Nos próximos anos, desenvolverá um ambicioso programa de transformação com mais de 60 iniciativas transversais baseadas em biometria, telemetria e análise de dados, entre outras, que lhe permitirão melhorar a sua eficiência e serviço aos seus clientes. 

Custos: na quinta-feira passada, a Iberia chegou a acordo com os principais sindicatos sobre o XXII Acordo Coletivo do Pessoal de Terra, que afeta 8.000 trabalhadores dos Serviços Aeroportuários da Iberia, e que permite a participação nestes concursos de manuseamento com base nos custos e nas medidas de melhoria e produtividade em termos de planejamento de turnos e cronogramas necessários para manter sua competitividade. 


Mais de 150 Clientes 

Além disso, para a elaboração destas ofertas, a Iberia Airport Services conta com a confiança das mais de 150 companhias aéreas clientes às quais presta serviço em 29 aeroportos espanhóis, e que a convertem no primeiro fornecedor de handling em Espanha, com mais de 100 milhões passageiros atendidos por ano.