ACI Premia Projeto Biométrico Do Aeroporto Josep Tarradellas Barcelona-El Prat (BCN)

- O teste piloto, pioneiro mundial, foi reconhecido como “Melhor inovação em processos relacionados a passageiros” 

- O sistema permitiu que os viajantes fizessem todo o trajeto até o avião através do reconhecimento facial, sem a necessidade de mostrar documentação 

- A Aena começou a implantar o serviço biométrico em sua rede de aeroportos após o sucesso deste projeto 

Airports Council International (ACI) e Amadeus reconheceram como "Melhor inovação em processos relacionados a passageiros" o projeto de biometria Aena desenvolvido no Aeroporto Josep Tarradellas Barcelona-El Prat. Este prêmio de inovação tecnológica foi premiado durante a Assembleia Geral Anual da ACI (WAGA 2022) que acontece de 22 a 28 de outubro em Marrakech, Marrocos. 

Executivos da Aena recebem o prêmio em Marrakech. (© Aena)

O componente mais inovador deste teste piloto desenvolvido durante o ano de 2022, consistiu em oferecer um serviço de biometria em toda o a viagem do passageiro, de casa até a porta do avião; não há necessidade para mostrar a documentação de identificação. Este é o projeto de biometria mais completo que foi realizado em um aeroporto de Aena, que conseguiram realizar todos os processos aeroportuários com esta tecnologia: registro e verificação de identidade em casa ou no aeroporto, Check-In de bagagem, acesso ao controle de segurança e embarque. 

O Diretor de Inovação, Sustentabilidade e Experiência do Cliente e Chefe-Diretor Verde da Aena, Amparo Brea, destaca que "é um orgulho ter recebido este prêmio que reconhece o esforço conjunto de todos as equipes da Aena que participaram do projeto, bem como os parceiros com quem temos colaborado para poder realizar um verdadeiro teste de biometria pioneira em todo o mundo”. 

O projeto piloto foi desenvolvido em conjunto pela Aena, a companhia aérea Vueling, e um grupo de empresas de tecnologia formado pela Easier, IDEMIA, Indra, Materna-ips e Mobbeel. 


Implantação Biométrica Em Aeroportos 

Após o sucesso desta iniciativa, Amparo Brea assegura que "a fase de implantação do serviço biométrico nos aeroportos da rede de Aena está em grande escala”. Esse fato, segundo o Diretor de Inovação, Sustentabilidade e Experiência do Cliente, "é um exemplo claro do compromisso da Aena por ser líder internacional no uso de ferramentas digitais com o objetivo de otimizar a experiência do passageiro, aumentando a eficiência das operações dos aeroportos e desenvolver novos negócios em torno da mobilidade sustentável. 

A implementação da biometria nos aeroportos da Aena é integrado ao Programa Estratégico de Identidade Digital da empresa, cujo objetivo é utilizar a tecnologia biométrica no maior número de pontos possíveis no aeroporto, criando para o passageiro uma experiência segura, fluida e confortável durante toda a viagem.