TAP Lidera Crescimento Do Transporte Aéreo Internacional De/Para O Brasil

A TAP Air Portugal foi a companhia aérea que, em maio, mais aumentou a quota do mercado do transporte aéreo internacional de passageiros de/para o Brasil, seu maior mercado em montante de receitas. 

(© PressTur)

Dados da autoridade aeronáutica brasileira Anac Brasil consultados pelo PressTUR permitiram calcular que a TAP aumentou a quota de mercado em 2,9 pontos em relação ao mês homólogo de 2019, pré-pandemia. 

A informação da ANAC indica que com um total de 130 mil passageiros, a TAP foi a companhia aérea de 10,7% dos passageiros que voaram de/para o Brasil em maio deste ano, quando em 2019 tivera uma quota de 7,8%, embora com mais 18 mil passageiros, somando então um total de 148 mil. 

Estes dados mostram que a TAP teve uma quebra face a 2019 em 12,2%, menor, portanto, que a queda média do mercado, que baixou 36,5% ou 695,7 mil, ficando em 1,21 milhões. 

A companhia aérea mais penalizada foi a tradicional líder do transporte aéreo internacional de passageiros de/para o Brasil, a LATAM Airlines, que em maio deste ano somou 183 mil passageiros, -57% ou menos 243 mil que em maio de 2019, o que lhe custou uma quebra da quota de mercado em 7,3 pontos, para 15,1%. 

A seguir à LATAM e à TAP, a terceira companhia aérea que mais passageiros transportou em voos internacionais de/para o Brasil foi a panamenha Copa Airlines, que teve 81 mil, e seguidamente foram a American Airlines, maior companhia aérea do mundo, com 78 mil, e a GOL Linhas Aéreas, segunda maior companhia brasileira, a seguir à LATAM, com 70 mil. 

Relativamente a maio de 2019, a Copa teve uma queda do número de passageiros de/para o Brasil em 10% ou cerca de nove mil, a American baixou 26,4% ou cerca de 28 mil e a GOL baixou 54,5% ou 84 mil. 

A chilena LAN Chile, do mesmo grupo que a LATAM, foi a que mais se aproximou do total de passageiros de maio de 2019, com 59 mil, que a cotou como a 6ª maior do mercado, à frente da norte-americana United, com 57 mil, da brasileira Azul Linhas Aéreas Brasileiras, do ex-acionista de referência da TAP David Neeleman, com 54 mil, da Aerolíneas Argentinas, com 51 mil, e da Air France, que foi assim a segunda maior companhia aérea europeia em transporte de passageiros de/para o Brasil, com 51 mil. 

Entre as companhias aéreas com dados publicados pela ANAC Brasil constam ainda as europeias KLM Royal Dutch Airlines, do mesmo grupo da Air France, como 11ª maior do mercado, com 36 mil passageiros, a British Airways, em 14ª, com 32 mil, a alemã Lufthansa, logo a seguir, com 31 mil, e em 18ª, com 20 mil, a Swiss International Air Lines, do grupo da Lufthansa. 

A ANAC Brasil incluiu ainda os dados de passageiros da espanhola Air Europa, como a 20ª maior companhia aérea em passageiros transportados de/para o Brasil, com 19 mil, o mesmo total que é indicado para a Turkish Airlines e mais três mil que para a Iberia, que surge em 22º lugar. 

De acordo com estes dados a TAP é a única companhia aérea europeia com uma posição de mercado relevante, com 10,75 do total de passageiros do mês, seguida pelo grupo da Air France, com 4,2% da companhia aérea francesa e 3% da neerlandesa KLM, e só depois surgem a British Airways e a Lufthansa, ambas com 2,6%. 

As restantes europeias com dados publicados têm quotas inferiores a 2%, como sejam 1,7% da Swiss, do grupo Lufthansa, 1,6% da Air Europa, 1,5% da Turkish e 1,4% da Iberia.