IATA: Governo Canadense Deve Agir Para Reduzir Situação De Atraso Nos Aeroportos

Montreal - A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) escreveu ao Governo canadense pedindo aos ministros encarregados que tomem medidas imediatas para reduzir os enormes atrasos na imigração e segurança que estão ocorrendo atualmente nos principais aeroportos internacionais do país. 

(© IATA)

Nas últimas semanas, o Aeroporto Internacional Pearson, em Toronto, informou sozinho que os tempos de espera dos passageiros na triagem de segurança dobraram e, em alguns casos, até quadruplicaram. Enquanto isso, os passageiros em quase todos os voos internacionais que chegavam eram submetidos a atrasos na imigração, o que em alguns casos incluía esperar no avião por até três horas antes de serem autorizados a desembarcar. Nas últimas quatro semanas, os planos de viagem de cerca de 100.000 passageiros por semana foram interrompidos. 

Excluindo a opção do Governo de retirar o atual mandato de vacinação para viagens aéreas, o uso do ArriveCAN para captura e envio de informações de vacinação e saúde, e o aleatório no teste de chegada, a IATA está pedindo às autoridades competentes: 

> Introduza pistas de imigração dedicadas para passageiros internacionais que não forneceram seus detalhes de saúde e vacinação necessários com antecedência através do ArriveCAN. Dados da Agência de Serviços de Fronteira do Canadá (CBSA) mostram que o processo de imigração para passageiros onde os detalhes do ArriveCAN precisam ser coletados na chegada leva de 3 a 5 minutos em comparação com 15-30 segundos nos casos em que os dados foram fornecidos com antecedência. Isso aceleraria a imigração para todos os passageiros que completaram seu ArriveCAN antes de desembarcar no Canadá. 

> Atualize a versão do aplicativo móvel do ArriveCAN para incluir as perguntas relacionadas à imigração e alfândega para que os passageiros internacionais que chegam possam enviar suas informações relevantes antes da chegada (atualmente disponível apenas na web com sede em Toronto e Vancouver). 

> Realoque as instalações de teste aleatórias de chegada do terminal/aeroporto e/ou ofereça uma opção de teste domiciliar. 

> Certifique-se de que tanto a CBSA quanto a Canadian Air Transport Security Authority (CATSA) tenham o pessoal necessário para oferecer um processo eficiente de imigração e triagem de passageiros. 

"A aviação, juntamente com viagens e turismo, foram particularmente atingidas durante a pandemia COVID-19 e ainda mais no Canadá, devido às medidas muito rigorosas de controle de fronteira implementadas pelo governo. Após a flexibilização de muitas dessas restrições, a demanda está voltando e é claro que as pessoas querem viajar. Portanto, podemos, portanto, dar ao luxo de ter passageiros submetidos a tempos de espera inaceitáveis, tanto na chegada ao país quanto na partida. As autoridades competentes devem considerar urgentemente a remoção das últimas restrições relacionadas às viagens relacionadas à viagem COVID-19 e trabalhar com a indústria em políticas e processos que permitirão que os passageiros passem por aeroportos sem demora indevida", disse Peter Cerda, Vice-Presidente Regional, Américas, IATA.