Turismo Da Alemanha Reforça Aposta Na Cultura Com Lançamento Da Estratégia "German.Local.Culture"

A estratégia do Turismo da Alemanha para 2022 vai seguir a mesma linha de 2021, assentando em quatro pontos essenciais, "Taste", "Craft", "Green" e "Flair", reforçando a oferta e as sugestões em cada uma das categorias. 

(© PressTur)

A estratégia "German.Local.Culture" tem o intuito de promover pequenas cidades e localidades perto de grandes cidades como razões para visitar a Alemanha, um país para o qual apenas é necessário apresentar o certificado de vacinação ou um teste negativo para entrar. 

Mais detalhadamente, o tema German.Local.Taste destaca a gastronomia tradicional alemã, as cervejarias artesanais e os vinhos, enquanto que o tema German.Local.Craft salienta o artesanato e a manufatura, bem como as pequenas lojas particulares alemãs. 

O tema German.Local.Green destaca as cidades mais sustentáveis e as possibilidades de atividades como excursões e passeios na natureza no país, enquanto que o German.Local.Flair é uma referência ao ambiente, cultura, eventos e até a arquitetura do país. 

Para este ano, também foram destacados protagonistas/embaixadores da estratégia do Turismo da Alemanha, como a Chef Maria Großss, o antigo mineiro e agora guia numa das maiores minas da Europa, Peter Thiemann, e ainda o guarda do Mar Frísio (Wadden), Dr. Walther Petersen-Andresen. 

A estratégia do Germany Tourism foi apresentada num evento que contou com a participação da Diretora do Turismo da Alemanha para Portugal e Espanha, Ulrike Bohnet, com Frank Bausback, Diretor de Relações Públicas, Online e Redes Sociais da entidade, e com Gerhild Steinhauer, Diretora para a Cultura da Embaixada da Alemanha em Portugal. 

Nesta apresentação foram destacados os 51 locais considerados Património Mundial pela UNESCO na Alemanha, bem como as diversas opções de turismo de natureza como as visitas às ilhas do norte, das quais Spikeroog se destaca com a sua certificação DarkSky. 

A Paixão de Oberammergau, uma encenação da vida de Jesus Cristo organizada pelos habitantes da vila que é celebrada de 10 em 10 anos desde 1680 e que foi adiada em 2020 devido à pandemia, vai ser celebrada este ano. Esta celebração que data de 1634, tendo sido anual até 1680, é uma forma de a cidade de cerca de 5.000 habitantes agradecer por ter sobrevivido à Peste Negra. 

O Gasômetro de Oberhausen está promovendo a exposição "The Fragile Paradise", dedicada à beleza da natureza e à influência dos seres humanos no seu meio envolvente, enquanto que o festival de Kassel "documenta fifteen" vai contar com criações alusivas ao "lumbung", termo indonésio referente a "celeiro de arroz comunitário", por parte de um coletivo de artistas de Jakarta que vai associar o termo a conceitos como coletivismo, partilha de recursos e igualdade. 

Recentemente foram inaugurados os museus MOMEM - Museum Of Modern Electronic Music, em Frankfurt, dedicado à música electrônica, e o Bibelmuseum Münster de Nuremberga, que conta a história da Bíblia e de outros livros sagrados como a Tora ou o Corão. 

Em Berlim, vai ser inaugurada uma sucursal do Fotografiska, museu de fotografia contemporânea de Estocolmo (Fotografiska Stockholm).