Qatar Airways Lança Programa Voluntário De Compensação De Carbono Para Seus Passageiros

No Dia Mundia da Terra em 2022, o grupo reafirma suas ambições em relação às metas climáticas enquanto impulsiona inovação 

Doha, Qatar - A Qatar Airways lançou nesta sexta-feira (22) um programa voluntário de compensação de carbono. Essa iniciativa permitirá que clientes corporativos e do trade compensem suas próprias emissões de carbono por meio de um portal da web dedicado a qualquer momento antes ou depois de um voo. 

(Divulgação)

O programa voluntário de compensação de carbono da Qatar Airways permite que seus clientes corporativos compensem ou reduzam as emissões de carbono associadas a suas viagens de negócios e os capacita a fazer escolhas sustentáveis. Com isso, as empresas trabalham para atingir suas metas de sustentabilidade enquanto colaboram com a companhia aérea global para avançar em suas metas de neutralidade de carbono. 

O CEO do Grupo Qatar Airways, H.E. Akbar Al Baker, disse: “Construir uma indústria de aviação sustentável de longo prazo requer esforços coordenados, e as empresas desempenham um papel importante na construção de viagens aéreas mais ecológicas e sustentáveis. Estamos felizes em oferecer uma oportunidade para nossos clientes compensarem voluntariamente a pegada de carbono de viagens corporativas por meio de projetos reconhecidos que ajudam as comunidades e o meio ambiente, e os incentivam a fazer da compensação de carbono parte de seu plano de gestão de carbono. Isso apoia ainda mais a meta do Qatar Airways Group de fortalecer nossos esforços de sustentabilidade ambiental e aumenta nossa posição de liderança no setor de aviação”.

Construído em parceria com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), o programa líder oferece aos clientes da Qatar Airways uma solução ambiental personalizada com a garantia de que os créditos adquiridos para compensar essas emissões são de projetos que entregam reduções de carbono verificadas independentemente, bem como benefícios ambientais e sociais. Este novo programa reafirma a ambição da indústria de atingir suas metas climáticas enquanto impulsionamos a inovação e traz outros benefícios sociais, ambientais ou econômicos. 

Este novo programa utiliza as melhores práticas da indústria IATA para calcular as emissões de CO2 e foi concebido para simplificar o processo para os clientes, oferecendo-lhes soluções inovadoras para cumprir os seus compromissos ambientais em matéria de alterações climáticas. As emissões iniciais serão compensadas com um projeto líder de energia renovável com projetos adicionais verificados a serem incluídos em um futuro próximo. 

Desde 2020, o Programa Voluntário de Compensação de Carbono da Qatar Airways contribui com o projeto Fatanpur Wind Farm, localizado no estado indiano de Madhya Pradesh, composto por 54 turbinas eólicas que geram uma potência combinada de 108 MW e evitam 210.000 toneladas de emissões de gases de efeito estufa por ano. O apoio ao projeto Fatanpur não apenas reduz as emissões globais de carbono, mas também oferece oportunidades de emprego; oferece educação aprimorada por meio do fornecimento de materiais e conhecimentos especializados para escolas próximas; e apoia uma unidade médica móvel - permitindo melhores cuidados de saúde para a comunidade local. 

Em novembro de 2020, a Qatar Airways anunciou o lançamento oficial de seu programa voluntário de compensação de carbono para passageiros. Posteriormente, em novembro de 2021, a Qatar Airways Cargo, divisão de frete do Qatar Airways Group, também lançou seu novo programa voluntário de compensação de carbono para embarques de carga aérea, tornando-se a primeira transportadora de carga a aderir à plataforma IATA CO2NNECT e a primeira companhia aérea do mundo a fazer uma transação de carbono através da IATA Aviation Carbon Exchange (ACE) via IATA Clearing House (ICH). 

Como uma das principais companhias aéreas do mundo, a Qatar Airways está comprometida em seus esforços de colaborar com as partes interessadas do setor para abordar as emissões de carbono e permitir que seus passageiros incorporem facilmente práticas de negócios neutras em carbono em suas estratégias corporativas.