UNWTO: Membros Do Oriente Médio Focam Na Recuperação Sustentável Do Turismo

A UNWTO celebrou com sucesso a 48ª sessão de sua Comissão Regional para o Oriente Médio. Voltando ao Egito pela terceira vez desde 2018, a Comissão abordou os desafios prementes enfrentados pelo turismo e olhou para o futuro à medida que a recuperação do setor ganha ritmo em toda a região. 

(© UNWTO)

De acordo com os últimos dados da UNWTO, as chegadas internacionais aos destinos no Oriente Médio foram 52% maiores em janeiro do que no mesmo mês de 2021. O Secretário-Geral da ONU, Zurab Pololikashvili, disse aos deputados que o retorno do turismo representava uma chance de reafirmar os valores do setor como um pilar de paz e prosperidade, particularmente dado o contexto da incerteza econômica e de um conflito armado na Europa. 

Em seu relatório, o Secretário-Geral forneceu uma visão geral do trabalho da UNWTO no Oriente Médio e globalmente durante o último ano. O relatório também se concentrou nos objetivos estratégicos e prioridades fundamentais da UNWTO para o próximo ano, incluindo tornar o turismo mais inteligente, promover investimentos verdes e empreendedorismo, apoiar a educação e os empregos, construir resiliência e proteger o patrimônio natural e cultural. No próximo ano, vários novos projetos serão direcionados para fora do Escritório Regional da UNWTO para o Oriente Médio, inaugurado no Reino da Arábia Saudita em maio de 2021. O escritório terá como foco orientar a recuperação do turismo sustentável na região, com foco no desenvolvimento rural e em inovação, educação e investimentos. 

O senhor deputado Pololikashvili, disse: "Em todo o Oriente Médio, o turismo está crescendo em tamanho e relevância, impulsionando a recuperação e promovendo o desenvolvimento sustentável. Os membros da UNWTO na região estão comprometidos em perceber o potencial único do turismo, e a Organização está comprometida em trabalhar em estreita colaboração com seus membros em torno da inovação, sustentabilidade, empregos e educação como nossas prioridades compartilhadas." 

A presença reforçada da UNWTO em toda a região foi destacada por meio de referência a uma ampla gama de projetos e parcerias específicas para o país, incluindo treinamento online no Bahrein, Iraque, Kuwait, Líbano e Arábia Saudita, um workshop especial de estatísticas no Bahrein, treinamento de comunicação de crise no Líbano e um plano de ação sobre o empoderamento feminino na Jordânia. 


Sustentabilidade E Capacitação

Os membros saudaram calorosamente as atualizações sobre as ações da UNWTO na região, projetadas para ajudar o setor a se tornar mais inclusivo, sustentável e resiliente. Por meio do Programa de Revitalização do Hotel Verde, a UNWTO está trabalhando com a International Finance Corporation para treinar mais de 30 hotéis no Egito na adoção de práticas de sustentabilidade e redução de suas pegadas de carbono. A UNWTO também está intensificando a capacitação em toda a região, com foco na igualdade de gênero e no empoderamento da juventude. 

No Cairo, os delegados receberam uma visão geral abrangente do trabalho da Organização nesta área, incluindo através da criação de um Laboratório de Conhecimento da UNWTO para a região e através da oferta de uma nova gama de cursos de treinamento e educação na língua árabe, mais notavelmente através de um novo projeto de e-learning que está sendo implementado em parceria com o Reino da Arábia Saudita. O Reino financiará 1.300 bolsas de estudo para estudantes de 13 Estados Membros, para promover o desenvolvimento de capital humano e o empoderamento juvenil em toda a região. 


Fortalecimento De Laços De Alto Nível

A UNWTO informou sobre a estreita colaboração com o Conselho de Cooperação do Golfo, a Organização Árabe de Turismo, a Organização de Cooperação Islâmica e o Banco de Desenvolvimento Islâmico. 

Dando as boas-vindas a essa colaboração, o Dr. Khaled El-Enany, Ministro do Turismo e Antiguidades da República Árabe do Egito, creditou a Comissão Regional como uma plataforma para traçar um roteiro para o futuro do setor. Ele disse: "Baseando nosso trabalho nas diretrizes da UNWTO, protegemos os empregos durante a crise e agora estamos em uma posição forte para recuperar e crescer melhor. Antes da sede do Egito da cúpula climática Cop27, continuaremos a fazer do turismo um pilar da sustentabilidade, bem como um protetor vital de nossa famosa herança e cultura." 

Os membros decidiram que a 49ª Comissão Regional para o Oriente Médio será realizada na Jordânia em 2023, enquanto o Líbano sediará a 50ª reunião em 2024.