Oneworld Anuncia Planos De Aquisição De SAF Para Suas Operações A Partir De 2027

Os membros da Oneworld Alliance planejam comprar até 200 milhões de galões de combustível de aviação sustentável (SAF) por ano da produtora de combustíveis renováveis ​​Gevo, com sede no Colorado, no segundo compromisso conjunto da aliança global de companhias aéreas em quatro meses.

(Arquivo)

A entrega do combustível está prevista para começar em 2027, por um período de cinco anos. Os membros da oneworld Alaska Airlines, American Airlines, British Airways, Finnair, Japan Airlines e Qatar Airways esperam utilizar o combustível de aviação sustentável para operações na Califórnia, incluindo San Diego, San Francisco, San Jose e Los Angeles.

O combustível de aviação sustentável é um pilar central no plano da oneworld para atingir zero emissões líquidas até 2050. Em outubro de 2021, a aliança se comprometeu com uma meta de 10% de uso sustentável de combustível de aviação em toda a aliança até 2030.

Em novembro de 2021, a oneworld anunciou um compromisso conjunto de comprar mais de 350 milhões de galões de combustível de aviação sustentável misturado da Aemetis para operações em São Francisco - tornando a oneworld a primeira aliança global de companhias aéreas a se comprometer conjuntamente com a compra de combustível de aviação sustentável.

Espera-se que o combustível de aviação sustentável da Gevo seja produzido usando produtos de milho não comestíveis que serão processados ​​para criar etanol que será então convertido em combustível de aviação sustentável. Espera-se que o combustível de aviação sustentável seja produzido em três instalações em desenvolvimento no Centro-Oeste dos Estados Unidos. Toda a cadeia de suprimentos será certificada pelo padrão Roundtable for Sustainable Biomaterials (RSB), amplamente reconhecido como o esquema de certificação mais robusto para bioenergia.

O combustível de aviação sustentável, que produz emissões de carbono significativamente menores do que o combustível de aviação tradicional, é uma parte importante do caminho do setor de aviação para a descarbonização, especialmente em voos de longa distância. Não são necessárias alterações nas aeronaves atuais ou na infraestrutura aeroportuária para que os operadores utilizem combustível de aviação sustentável - tornando-se uma solução viável e imediata para reduzir as emissões de carbono. No entanto, o combustível de aviação sustentável ainda não está disponível em escala - destacando a importância de compromissos conjuntos como o das companhias aéreas membros da oneworld. O apoio de outras partes interessadas, como regulamentações governamentais e investimentos direcionados, permitirá ainda mais a maturidade da produção sustentável de combustível de aviação.

Oneworld Chairman e CEO do Qatar Airways Group Sua Excelência o Sr. Akbar Al Baker disse: “À medida que a indústria da aviação continua a enfrentar novos desafios, o anúncio de hoje destaca o resultado positivo da colaboração multilateral entre as partes interessadas da indústria. Reafirma a liderança de nossa aliança no apoio às ambiciosas metas de descarbonização da aviação, bem como nosso papel ativo na condução do uso do SAF reconhecido pela ICAO em escala comercial.”

Oneworld, CEO, Rob Gurney, disse: “Cinco meses atrás, nós nos comprometemos como uma aliança com a meta de 10% de combustível de aviação sustentável até 2030. o valor que pode ser entregue quando nossas companhias aéreas membro trabalharem juntas.”

“Quando uma companhia aérea membro da oneworld mostra que entende a importância de reduzir as emissões de gases de efeito estufa de carbono fóssil, ela começa a fazer uma mudança real no setor”, disse o Dr. Patrick R. Gruber, CEO, Gevo. “Eliminar as emissões de origem fóssil do ciclo de vida do combustível de aviação é nossa missão. Net-Zero SAF é o que todos nós queremos. Estou satisfeito que a oneworld esteja a bordo.”