Os membros da Oneworld Alliance planejam comprar até 200 milhões de galões de combustível de aviação sustentável por ano da produtora de combustíveis renováveis Gevo, com sede no Colorado, no segundo compromisso conjunto da aliança global de companhias aéreas em quatro meses. A entrega do combustível começará a partir de 2027, por um período de cinco anos.
(Arquivo) |
Oneworld é a primeira aliança global de companhias aéreas a se comprometer conjuntamente com a compra de combustível de aviação sustentável, e o novo compromisso é o segundo desse tipo. Em novembro de 2021, a oneworld anunciou um compromisso conjunto de comprar mais de 350 milhões de galões de combustível de aviação sustentável misturado da Aemetis para operações em São Francisco e a Finnair estava entre os membros desse compromisso.
A Finnair estabeleceu uma meta de longo prazo para voar neutro em carbono em 2045 e o SAF é uma parte importante do kit de ferramentas para atingir essa meta. Em março de 2022, a Finnair convidou seus clientes a compensar suas emissões de voo com um serviço que combina combustível de aviação sustentável e projetos climáticos confiáveis. A Finnair já realiza voos individuais com SAF desde 2011 e pretende aumentar o uso de SAF em suas operações de voo.
“O alto preço e a disponibilidade limitada de combustíveis de aviação sustentáveis ainda apresentam desafios para aumentar seu uso na aviação comercial e, portanto, estimular a demanda e a oferta é importante para reduzir o preço do SAF e aumentar sua disponibilidade - ressaltando a importância de compromissos conjuntos como a de uma companhia aérea membro mundial”, diz Eveliina Huurre, Vice-Presidente Sênior de Sustentabilidade, Finnair.
O combustível de aviação sustentável da Gevo é produzido usando produtos de milho não comestíveis que são processados para criar etanol que é então convertido em combustível de aviação sustentável. Espera-se que o combustível de aviação sustentável seja produzido em três instalações em desenvolvimento no Centro-Oeste dos Estados Unidos.
A Finnair já fez parceria com a Neste na Finlândia para aumentar o uso do SAF e, portanto, reduzir as emissões de carbono dos voos.