Air Canada Anuncia Aquisição De 26 Aeronaves Airbus A321neo XLR

- Aeronaves de corredor único de última geração oferecem maior conforto e alcance

- Ganho de eficiência de combustível projetado de até 23%, gerando benefícios ambientais

- O pedido orienta as prioridades corporativas para elevar a experiência do cliente, expandir a rede e reduzir custos

Montreal - A Air Canada anunciou hoje que está adquirindo 26 versões de alcance extra longo (XLR) da aeronave Airbus A321neo. A aeronave tem alcance suficiente para atender a todos os mercados norte-americanos e transatlânticos selecionados, oferecendo aos passageiros maior conforto e melhorando a eficiência de combustível da companhia aérea para avançar em seus programas ambientais.

(Arquivo)

As entregas devem começar no primeiro trimestre de 2024 com a aeronave final a chegar no primeiro trimestre de 2027. Quinze das aeronaves serão arrendadas da Air Lease Corporation, cinco serão arrendadas da AerCap e seis estão sendo adquiridas sob um contrato de compra com a Airbus SAS que inclui direitos de compra para adquirir mais 14 aeronaves entre 2027 e 2030.

"A Air Canada está comprometida em fortalecer ainda mais sua posição de liderança de mercado, especialmente por meio de investimentos em novas tecnologias. A aquisição do Airbus A321XLR de última geração é um elemento importante dessa estratégia e conduzirá nossa experiência do cliente, avançando em nossas metas ambientais, expansão da rede e aumentando nossa eficiência geral de custos. Este pedido também mostra que a Air Canada está emergindo fortemente da pandemia e está em posição ideal para crescer, competir e prosperar em uma indústria de aviação global reformulada", disse Michael Rousseau, Presidente e CEO da Air Canada.

Os A321XLR´s da Air Canada acomodarão 182 passageiros em uma configuração de 14 assentos da Classe Signature da Air Canada e 168 assentos da Classe Econômica. Entre as comodidades da aeronave, os passageiros poderão desfrutar de entretenimento de última geração no encosto do banco, acesso a Wi-Fi a bordo e um design de cabine espaçoso com generosos compartimentos de armazenamento de bagagem no teto.

Com um alcance de aproximadamente 8.700 quilômetros e capacidade de voar até 11 horas, o A321XLR pode operar sem escalas em qualquer lugar da América do Norte e, dependendo da aprovação da Transport Canada para operações no exterior, também realizar missões transatlânticas, reforçando os hubs e a rede da companhia aérea. A Air Canada está selecionando um fabricante de motores para sua aeronave A321XLR.


Reduções De Gases Efeito Estufa

O A321XLR será usado tanto para o crescimento incremental da frota da Air Canada quanto para substituir aeronaves mais antigas e menos eficientes que devem sair da frota. Como resultado, a nova aeronave proporcionará economias significativas de custos operacionais e benefícios ambientais. A Air Canada projeta que terá até 17% menos consumo de combustível por assento do que a geração anterior de fuselagem estreita em um voo transcontinental típico e uma redução projetada de até 23% em relação à geração anterior de aeronaves de fuselagem larga em um voo transatlântico. Isso reduzirá as emissões de gases de efeito estufa para ajudar a Air Canada a cumprir seus compromissos ambientais, que incluem a obtenção da neutralidade de carbono líquida até 2050. O A321XLR também deverá ser mais silencioso para passageiros e aeroportos do que a aeronave que está sendo substituída pelo A321XLR.

Em 31 de dezembro de 2021, a Air Canada tinha 214 aeronaves combinadas em suas frotas de linha principal e Air Canada Rouge, incluindo 136 aeronaves de corredor único e corpo estreito.