OMT Quer Que O Turismo Seja Um Motor Do Desenvolvimento Sustentável Nas Comunidades

A Organização Mundial de Turismo (OMT) anunciou que está empenhada em apoiar as comunidades na retoma do turismo, criando pacotes de assistência técnica que impulsionem “o crescimento sustentável e inclusivo”.

(PressTur © Jack Barton/Unsplash)

“À medida que as restrições de viagem são aliviadas ou levantadas, a OMT está deixando de apoiar os seus membros na mitigação dos impactos desta crise histórica para repensar o papel a longo prazo do turismo na construção de resiliência e na criação de oportunidades”, começa por contextualizar a OMT em comunicado.

A OMT, que é a agência das Nações Unidas para o turismo, está presente em todas as regiões do mundo através de pacotes de assistência técnica.

Em concreto, o comunicado destaca um projeto em Skiathos, na Grécia, uma nova parceria com o município de Skiathos “para impulsionar políticas que colocam as pessoas em primeiro lugar”.

A OMT (World Tourism Organization (UNWTO)) destaca que “durante décadas, o turismo tem sido um pilar de crescimento econômico e de oportunidade para os residentes da ilha, um dos principais destinos da Europa” e “agora, à medida que o setor reinicia e recupera dos impactos da pandemia, a OMT está trabalhando ao lado das autoridades locais num pacote de assessoria técnica e assistência prática”.

Os especialistas da OMT vão trabalhar com o município para “avaliar a estratégia de marketing da ilha e recomendar as adaptações e melhorias necessárias, com ênfase particular no compromisso do município de usar o turismo como um motor do desenvolvimento sustentável”.

Por outro lado, a OMT também vai estudar “as opiniões dos residentes locais sobre o turismo” e avaliar “como podem envolver-se mais no planejamento e desenvolvimento do turismo”, com o objetivo de “garantir que o setor beneficie todos em Skiathos”. Trata-se do primeiro pacote de assistência técnica desenvolvido pela OMT na Grécia.

O presidente da autarquia de Skiathos, Thodoris Tzoumas, descreveu a iniciativa como uma “colaboração importante para a recuperação do turismo em Skiathos depois da pandemia”.

“Com a sinergia e o apoio das principais organizações do mundo e no nosso país em termos de turismo, temos a certeza que alcançaremos os melhores resultados para benefício de todos”, acrescentou Thodoris Tzoumas.