Swedavia Airports Recebe Em Novembro Pouco Mais De 1,7 Milhão De Passageiros

Em novembro, pouco mais de 1,7 milhão de passageiros viajaram pelos dez aeroportos da Suécia. Assim, pela primeira vez desde o início da pandemia, quase 60% do número de viajantes estão de volta em um único mês. No entanto, a situação de pandemia, a mutação Omicron e novas restrições criam uma incerteza renovada sobre os desenvolvimentos no futuro próximo.

"A recuperação da aviação continuou em novembro e o número de passageiros durante o mês atingiu o maior nível desde o início da pandemia. As reduções nas restrições e o documento digital de viagem facilitam a movimentação das pessoas, bem como uma maior variedade de destinos e rotas. No entanto, a pandemia não acabou e a propagação da nova mutação Omicron é preocupante. Muito ainda não está claro a respeito das propriedades da variante e da eficácia das vacinas atuais. Novas restrições de viagens podem, portanto, afetar as oportunidades de viagens das pessoas, pelo menos em um futuro previsível", disse Jonas Abrahamsson , presidente e CEO da Swedavia.

"Para todos que vão viajar, agora é extremamente importante manter-se atualizado sobre o que se aplica à sua própria viagem. As restrições podem ser alteradas e introduzidas em curto prazo. Claro, todos nós também precisamos de ajuda para juntos reduzir a propagação da infecção, seguindo as recomendações de nossas autoridades especializadas para viagens e testes. Em nossos principais aeroportos internacionais, é possível testar-se tanto na chegada quanto na partida", diz Jonas Abrahamsson.

Dos mais de 1,7 milhão de passageiros que viajaram pelos aeroportos da Suécia em novembro, 1.125.000 eram viajantes estrangeiros e 605.000 viajantes domésticos, correspondendo a uma redução de 41% para viagens internacionais e 44% para viagens domésticas em comparação com outubro de 2019, antes da pandemia. No geral, no entanto, as viagens aéreas aumentaram 348% em novembro em comparação com novembro de 2020.

No Aeroporto Arlanda de Estocolmo, o maior aeroporto da Suécia, as viagens aéreas diminuíram 41% para 1.108.000 em novembro em comparação com novembro de 2019. As viagens internacionais diminuíram 41%, enquanto a redução foi de 43% nas viagens domésticas. Em comparação com novembro do ano passado, que também foi fortemente marcado pela pandemia, o número de viajantes aumentou 358%.

O Aeroporto Landvetter de Gotemburgo teve um total de 262.000 passageiros em novembro, uma diminuição de 45% em comparação com novembro de 2019. As viagens internacionais diminuíram 42%, enquanto as viagens domésticas diminuíram 56%. Em comparação com novembro do ano passado, o aumento de viajantes foi de 351%.

O Aeroporto de Bromma Estocolmo teve pouco mais de 95.000 passageiros em novembro, o que representa uma diminuição de 53% em comparação com novembro de 2019. Nos sete aeroportos regionais da Suécia, a redução de passageiros variou entre 30% e 51% em novembro e totalizou pouco mais de 264.000 passageiros.

Todos os aeroportos regionais também tiveram um desenvolvimento claramente melhorado de passageiros em novembro em comparação com os meses anteriores e em comparação com o ano passado.

As viagens aéreas nos dez aeroportos da Suécia diminuíram em um total de -55,6 milhões de passageiros desde o início da pandemia, há 21 meses.

As estatísticas de tráfego dos aeroportos da Suécia estão disponíveis em Sobre a Swedavia/Estatísticas: https://www.swedavia.se/om-swedavia/statistik/.

Em www.swedavia.se encontra mais informações sobre as várias medidas que a Swedavia tomou para uma viagem segura. Veja, por exemplo: https://www.swedavia.se/arlanda/infor-din-resa/.