Europa Aumenta Níveis Mínimos De Uso De Slots Para 64% No Verão

As companhias aéreas que operam em aeroportos europeus terão que usar pelo menos 64% dos slots que têm contratados para não os perderem no próximo verão, em vez dos 50% que foram estabelecidos no início da pandemia para responder à quebra de procura.

(Arquivo/BTS.news)

Antes da pandemia de covid-19, as companhias aéreas tinham que usar 80% dos slots (faixas horárias de descolagem e aterrissagem) que tinham contratados nos aeroportos para não os perderem. Esse limite foi suspenso no início da pandemia para evitar que as companhias aéreas voassem apenas para manter os direitos de utilização dos slots.

Este inverno, as companhias aérea têm que usar no mínimo 50% dos slots e no próximo verão o limite sobe para 64%.

Para sustentar a decisão, Bruxelas citou uma forte recuperação da procura durante o verão de 2021, com a suspensão das restrições de viagens, segundo o portal especializado em aviação “Flight Global”.

A Comissão Europeia indicou que os níveis de tráfego aéreo atingiram 70% dos níveis pré-pandemia durante a segunda metade do verão e aponta para a previsão de base do Eurocontrol para o tráfego aéreo recuperar 89% dos níveis de 2019 no próximo ano.

Citada pelo “Flight Global”, a comissária europeia dos Transportes, Adina Valean, afirmou que “mesmo que ainda não tenhamos chegado lá, podemos dar um passo adiante em direção ao retorno à gestão normal de slots de aeroportos no próximo verão. A decisão que adotamos hoje é um sinal disso, à medida que aumentamos os requisitos para o uso de slots.”

“Sei que o setor de aviação está preocupado com a nova variante Ómicron e a recente queda nas reservas. Estamos monitorando a situação de perto. A Comissão demonstrou ao longo da crise da Covid-19 a sua vontade e capacidade de agir rapidamente quando necessário, e este continuará a ser o caso nos próximos meses”, assegurou Adina Valean.

As restrições de viagens foram reforçadas nas últimas duas semanas desde o surgimento da variante Ómicron, mas as companhias aéreas mantiveram boas previsões de procura e capacidade para a temporada de verão de 2022.