Bruxelas Aprova Apoio Estatal De 4G De Euros À Air France

A Comissão Europeia aprovou hoje um plano do Estado francês para conceder até quatro bilhões de euros de apoio à Air France, para recapitalizar a companhia aérea devido ao impacto da pandemia de covid-19.

(© PressTur)

A recapitalização da Air France prevê “a conversão do empréstimo estatal de três bilhões de euros já concedido pela França num instrumento de capital híbrido” (aprovado pela Comissão em maio de 2020), bem como uma “injeção de capital pelo Estado” através de um aumento de capital “aberto aos acionistas existentes e ao mercado”, até um montante máximo de bilhões de euros, declarou a Comissão Europeia num comunicado, citado pela agência Lusa.

O Estado francês será autorizado a aumentar a sua participação na Air France para “um pouco menos de 30%” do capital da companhia aérea, em relação aos atuais 14,9%, após a aprovação do plano de ajuda, adiantou na segunda-feira o ministro da Economia francês, Bruno Le Maire.

Em troca, a Air France terá de ceder 18 slots [faixas horárias] de voo a outras companhias aéreas no aeroporto de Orly em Paris, acrescentou.

O grupo Air France-KLM registrou em 2019 um lucro operacional anual de aproximadamente 750 milhões de euros. A KLM não beneficiará da ajuda do Estado francês.