ANA E Toyota Firmam Parceria Para Testar Trator De Reboque Autônomo Avançado

· O mais recente em uma série de testes de veículos autônomos será o mais completo até agora

· Os testes ocorrerão no Aeroporto Haneda de Tóquio

Tóquio, Japão - All Nippon Airways (ANA), a maior companhia aérea 5 estrelas do Japão por oito anos consecutivos, fará parceria com a Toyota Industries Corporation (Toyota Industries) para realizar um teste do mais recente trator de reboque autônomo na área restrita no Aeroporto Haneda de Tóquio, de 29 de março a 2 de abril de 2021. Esses testes serão os primeiros a ocorrer no Aeroporto de Haneda.

O mais recente trator de reboque autônomo. (Divulgação)

“Nosso trabalho com a Toyota Industries levou a vários testes bem-sucedidos de tratores de reboque autônomo, com os quais aprendemos continuamente”, disse Masaki Yokai, Vice-Presidente Sênior da ANA . “Estamos entusiasmados com a oportunidade de levar esta tecnologia um passo adiante, realizando testes no Aeroporto de Haneda. Enquanto trabalhamos com a Toyota Industries para criar o aeroporto Simple & Smart do futuro, a ANA continua comprometida em integrar tecnologia avançada para melhorar a experiência de viagem.”

“Estamos colaborando com a ANA no Aeroporto de Haneda para acelerar o desenvolvimento de tecnologia inovadora”, disse Hisashi Ichijo, Diretor Executivo da Toyota Industries. “Estamos fazendo avanços importantes que nos colocam um passo mais perto de nosso objetivo de estabelecer uma tecnologia de direção autônoma que seja capaz de tornar a logística aeroportuária mais inteligente em todo o mundo.”

Para esta última rodada de testes, a Toyota Industries apresentará um trator de reboque autônomo recentemente desenvolvido, equipado com capacidades de rastreamento de localização mais altas que garantem operações suaves entre ambientes internos e externos. Este modelo avançado de alta precisão é capaz de transportar uma grande quantidade de carga, mesmo nas condições de direção congestionadas encontradas no aeroporto de Tóquio Haneda. O novo trator apresenta maior capacidade de rastreamento de localização e capacidade de reboque aprimorada - mesmo em superfícies inclinadas. Além disso, uma janela envidraçada de plástico desenvolvida pela Toyota Industries foi utilizada na cabine para garantir maior segurança ao mesmo tempo em que reduz seu peso.

O trator de reboque autônomo em teste é um avanço e apresenta a tecnologia mais recente. Com base nas informações obtidas em testes anteriores, o veículo será equipado para navegar em espaços abertos e em ambientes congestionados. É equipado com 3D LiDAR e um scanner a laser 2D, como componentes avançados que permitem rastrear constantemente sua posição por meio de correspondência de padrão de estrada e GPS.

ANA já realizou testes de veículos autônomos no passado no aeroporto Kyushu Saga e no aeroporto de Nagoya Chubu, e os próximos testes irão medir o desempenho do modelo mais recente, confirmando que ele é capaz de operar com segurança e eficiência em um grande aeroporto. Se os veículos tiverem o desempenho esperado, a ANA pretende começar a utilizar tecnologias autônomas a partir de outubro. A ANA projeta que esta tecnologia será difundida até 2025 e será um componente crucial no aeroporto “Simples e Inteligente” do futuro.

A ANA tem trabalhado com a Toyota Industries para realizar testes de tratores de reboque autônomos desde 2019 como parte de um esforço orientado pelo Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo do governo japonês. A iniciativa visa posicionar o Japão para o sucesso de longo prazo em um ambiente em rápida mudança, à medida que a escassez de mão de obra resultante do declínio da população acompanha a expansão econômica e o aumento da produção.

A ANA e a Toyota Industries continuarão trabalhando juntas para aprimorar a automação no setor de aviação.