Campanha De Verão Aumenta Oferta De Emprego No Setor De Turismo Em 23%

O maior número de vagas são em Barcelona, nas Ilhas Baleares e em Madri, segundo Turijobs

As ofertas de emprego em turismo e hotelaria aumentam à medida que nos aproximamos do verão, com um aumento de 23% nas ofertas em comparação com o trimestre anterior, de acordo com o último Relatório sobre Emprego no Setor de Turismo preparado pela Turijobs - onde o maior volume de vagas é em Barcelona (33%), Ilhas Baleares (21%) e Madri (8,6%), seguido por Málaga (4%) e Alicante (3%). Da mesma forma, o relatório indica um ligeiro aumento na porcentagem de ofertas de emprego no exterior. A esta tendência acrescenta-se o crescente interesse dos candidatos em trabalhar noutras partes da Europa.


A Turijobs aponta que a área profissional que mais gera emprego é a culinária, que continua sendo líder na geração de empregos no setor de turismo, com 22,6% do total de ofertas. Sala muito próxima, outro setor da Restauração, com 21,72% das ofertas. O ranking é completado pelas áreas de recepção (14,42%), atendimento (6,75%) e pisos e limpeza (5,54%).

Por outro lado, o setor mais demandado pelos candidatos do setor de turismo é a recepção, com 33,38% dos profissionais. Eles são seguidos pela sala de estar (13,07%), cozinha (10,78%) e áreas de atendimento (7,7%).


Profissionais Qualificados

No que diz respeito à formação, o setor tem cada vez mais profissionais qualificados, com 71% dos candidatos com ensino superior, 28% com estudos básicos e 1% de profissionais sem qualificação - na qual no ano passado, o percentual de profissionais com maior grau foi de 69%, e houve um percentual de 7% que não possuía diploma.

Essa tendência caminha lado a lado com uma mudança nas necessidades das empresas do setor, agora em busca de perfis mais especializados, como profissionais de marketing e comunicação, gerentes de eventos, gerentes de vendas, e perfis de gestão e gestão hoteleira.

Para responder a essa nova tendência, as empresas de seleção também tiveram que redefinir seus serviços.

Fonte: Agenttravel - Economía Y Tendencias