Viagens E Turismo Da Arábia Saudita Quebra Todos Os Recordes De Contribuições, Empregos E Gastos

Londres, Reino Unido - O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) divulgou os resultados da Pesquisa Impacto Econômico (EIR) de 2024 onde revelou um ano recorde para Viagens e Turismo na Arábia Saudita, com novos recordes na contribuição do PIB, empregos no setor e gastos dos visitantes. 

(© WTTC) 

O setor de Viagens e Turismo da Arábia Saudita está agora a ultrapassar todos os recordes anteriores, prova do compromisso do país em se tornar um ponto quente do turismo global. 

No ano passado, o setor cresceu mais de 32%, contribuindo com um valor recorde de SAR 444,3 mil milhões para o PIB da Arábia Saudita, representando 11,5% de toda a economia. Isto excedeu o recorde anterior em quase 30% e sublinha o novo papel fundamental do setor no quadro econômico do país. 

Os empregos apoiados pelo setor cresceram em 436.000, atingindo mais de 2,5 milhões, representando quase um em cada cinco empregos no país. Embora os empregos perdidos durante a pandemia tenham sido totalmente recuperados em 2022, o anúncio de hoje mostra que o emprego no setor das Viagens e Turismo aumentou quase 24% desde o pico anterior. 

Os gastos dos visitantes internacionais aumentaram quase 57%, atingindo SAR 227,4 mil milhões, quebrando o recorde anterior de SAR 93,6 mil milhões, enquanto os gastos dos visitantes nacionais cresceram 21,5%, atingindo SAR 142,5 mil milhões. 

Sete anos antes da sua meta, a Arábia Saudita recebeu 100 milhões de turistas em 2023. Hoje, o país está a atingir níveis ainda maiores e estabeleceu uma meta mais ambiciosa de atrair 150 milhões de turistas até 2030. 

Julia Simpson, Presidente e CEO, WTTC, disse; “As extraordinárias conquistas do setor de Viagens e Turismo da Arábia Saudita no ano passado marcam um momento crucial na sua jornada para se tornar um líder global do turismo. Este sucesso é resultado direto do compromisso visionário do Reino com o setor, apresentando uma fusão impressionante de patrimônio cultural e iniciativas turísticas inovadoras. À medida que o setor continua a expandir-se, promete desempenhar um papel crucial no futuro econômico diversificado do país, ao mesmo tempo que contribui significativamente para o desenvolvimento global de Viagens e Turismo." 

O Ministro do Turismo da Arábia Saudita e Presidente do Conselho Executivo do Turismo da ONU, Sua Excelência Ahmed Al-Khateeb disse: “Os dados mais recentes do WTTC fornecem mais provas do rápido sucesso que alcançámos na transformação da indústria do turismo da Arábia Saudita. O turismo é um pilar fundamental dos planos de diversificação econômica da Visão 2030 do Reino e fizemos grandes progressos na promoção do investimento no setor - com mais de 800 mil milhões de dólares reservados até 2030 - bem como na criação de novos empregos e no aumento da contribuição do turismo para o PIB. ” 


Como é este ano?

Prevê-se que as Viagens e Turismo continuem a crescer a um ritmo acelerado em 2024, com a contribuição do PIB prevista para atingir SAR 498 mil milhões, enquanto os empregos aumentarão em mais de 158.000 empregos, atingindo quase 2,7 milhões. 

Prevê-se que os gastos dos visitantes internacionais atinjam SAR 256 mil milhões, quase o dobro do ponto máximo anterior, e os gastos dos visitantes nacionais deverão atingir SAR 155,2 mil milhões. 


Como será a próxima década? 

O organismo global de turismo prevê que o setor aumente a sua contribuição anual para o PIB para uns espantosos 836,1 mil milhões de SAR até 2034, quase 16% da economia da Arábia Saudita, e empregará mais de 3,6 milhões de pessoas em todo o país, com uma em cada cinco pessoas trabalhando no setor. 


Como é a região?

O setor de Viagens e Turismo do Médio Oriente cresceu mais de 25% em 2023, atingindo quase 460 mil milhões de dólares. Os empregos atingiram quase 7,75 milhões de dólares e os gastos internacionais cresceram 50%, atingindo 179,8 mil milhões de dólares. Os gastos dos visitantes domésticos cresceram 16,5%, atingindo mais de US$ 205 bilhões. 

O WTTC prevê que o setor de Viagens e Turismo do Médio Oriente continuará a crescer ao longo de 2024, com a contribuição do PIB prevista para atingir 507 mil milhões de dólares. Prevê-se que os empregos atinjam 8,3 milhões, os gastos dos visitantes internacionais deverão atingir 198 mil milhões de dólares e os gastos dos visitantes nacionais deverão atingir mais de 224 mil milhões de dólares.