UN Tourism Sedia Primeiro Fórum Regional De Turismo Gastronômico Para África Em Victoria Falls, Zimbábue

A UN Tourism vai sediar seu primeiro Fórum Regional de Turismo Gastronômico para a África, avançando em seu trabalho para tornar o turismo gastronômico um pilar para o crescimento sustentável e inclusivo em toda a região. 

(© UN Tourism) 

O Fórum será realizado em Victoria Falls, Zimbábue, de 26 a 28 de julho de 2024. Hospedado sob o patrocínio da primeira-dama da República do Zimbábue, Sua Excelência Dra. Auxillia C. Mnangagwa, e coorganizado com o Basque Culinary Center, visa aproveitar o poder transformador do turismo gastronômico para o benefício das comunidades e territórios locais no continente africano. 


Desenvolver uma estratégia para a Gastronomia Africana 

Tendo o turismo gastronómico como um dos pilares da Agenda de Turismo das Nações Unidas para África – Turismo para o Crescimento Inclusivo, o Fórum pretende construir um roteiro para uma agenda comum para o Turismo Gastronómico Africano. Os Ministros do Turismo Africano e o Representante da FAO no Zimbabué participarão nas discussões sobre o desenvolvimento de uma estratégia para impulsionar a gastronomia africana para a cena global, como construir políticas adequadas para melhorar o turismo gastronômico e reforçar o seu papel como motor do desenvolvimento. Além das discussões do fórum, o evento contará com visitas técnicas organizadas a diversos locais da região. 

Destacando a importância da inovação, o Fórum incluirá um desafio de pitch onde os empreendedores apresentarão soluções escaláveis para enfrentar os desafios regionais nas cadeias de valor da gastronomia e do turismo. Além disso, palestras e painéis de discussão enfatizarão práticas sustentáveis no turismo gastronômico, explorando temas como abastecimento local e minimização do desperdício de alimentos. 


Apoiar o desenvolvimento rural e progredir nas competências e na educação 

No Fórum, especialistas e Chef´s, incluindo a Chef Fatmata Binta, Embaixadora do Turismo da ONU para o Turismo Responsável, representantes do Movimento Gastronômico de Gana, a Chef Adenike Adefila da Nigéria, Chef´s na África (Ruanda) e o Chef Mounir El Arem da Tunísia, apresentarão suas iniciativas e discutirão seu impacto nas comunidades locais, enfatizando seu papel na promoção de mudanças positivas e no progresso da educação e habilidades. 

À margem do Fórum, o Concurso de Fotografia para Jovens do Turismo da ONU intitulado "Uma Viagem pela Gastronomia do Zimbábue" oferecerá às comunidades do Zimbábue uma oportunidade única de expressar sua perspectiva e capturar a essência da herança gastronômica do Zimbábue. O convite à participação será aberto de 10 de junho a 1 de julho. 


Apoio ao mais alto nível para o turismo no Zimbábue 

O compromisso do Zimbábue em posicionar a gastronomia como um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável do turismo na África foi demonstrado através do lançamento de várias iniciativas endossadas pela primeira-dama do Zimbábue como Patrona Nacional do Turismo, como o Festival Regional de Gastronomia Tradicional que acontece todos os anos desde 2019. O Zimbábue também participou ativamente de edições anteriores do Fórum Mundial de Turismo Gastronomia.