ForwardKeys: Viagens Chinesas De Saída Aceleram No 1Q24 Para Níveis Pré-Pandemia

Uma pesquisa recente de especialistas em inteligência de viagens da ForwardKeys revelou que as viagens chinesas de saída estão gradualmente retornando aos níveis pré-pandemia. No primeiro trimestre de 2024, o número de passagens aéreas emitidas apresentou um aumento constante, atingindo atualmente apenas 32% abaixo dos níveis do 1º trimestre de 2019. A partir de 3 de abril, as reservas para o próximo feriado de maio caíram apenas 13% quando comparadas com o mesmo período de 2019. 

Mais de um ano após a reabertura da China, os temores sobre a segurança do mundo exterior estão desaparecendo. Shangai, China. (© Bing Imagens)

A recuperação do mercado de viagens de saída da China também é destacada na mais recente pesquisa de sentimento do consumidor chinês da Dragon Trail International, que revela que os viajantes chineses agora estão prontos para ver o mundo com um senso renovado de aventura. De 6 a 19 de março de 2024, a Dragon Trail entrevistou 1.015 viajantes do continente sobre seus planos de viagem, destinos de saída, gastos com viagens e resposta ao marketing turístico. 


A intenção de viajar para fora cresceu, com maior atenção em destinos de longa distância 

No total, 63% dos entrevistados da Dragon Trail já viajaram para fora em 2024 ou planejam fazê-lo. Isso é significativamente maior do que no ano passado, quando apenas 41% tinham intenções de viagens de ida. Apenas 10% dos entrevistados disseram que definitivamente não buscariam oportunidades de viagens de ida este ano – em comparação com 31% em abril de 2023. 

Os viajantes chineses também são mais propensos a planejar viagens intercontinentais, com 39,7% dos entrevistados dizendo que planejam ou querem visitar uma região fora da Ásia em 2024. 26,7% planejam viajar para a Europa, a principal região de longa distância. A Coreia do Sul foi o país mais popular para os planos de viagens de saída de 2024, seguido pelos tradicionais hotspots Tailândia e Japão, e Cingapura recém-isenta de visto. Para destinos de longa distância, a França lidera a lista, seguida pela Islândia. Emergindo como uma favorita inesperada na pesquisa de agosto de 2023 da Dragon Trail, a Islândia permanece no Top 10 dos destinos de saída mais cobiçados, graças às representações de seus fenômenos naturais, como auroras boreais e vulcões, nas redes sociais e reality shows chineses. 

"O conteúdo multimídia causou a impressão mais profunda nos viajantes chineses, com vídeo e transmissão ao vivo surgindo como os formatos mais atraentes. Os reality shows populares também conseguem familiarizar os destinos do público chinês no exterior, como podemos ver especificamente no caso da Islândia no programa de TV Divas Hit the Road", compartilha Janice Meng, Analista de Pesquisa de Mercado, Dragon Trail. 


Requisitos de visto simplificados atraem viajantes chineses 

A obrigação de visto é um papel importante na atração de turistas chineses. Examinando os destinos que simplificaram os requisitos de visto para viajantes chineses desde 2023, revela um aumento de 115% nas viagens da China para o Cazaquistão, um crescimento de 18% para Singapura e uma recuperação quase completa das viagens para a Rússia e Malásia no primeiro trimestre de 2024. 

"No entanto, há mais", aponta Nancy Dai, Analista de Mercado, China, ForwardKeys "O desempenho de destaque do Cazaquistão é impulsionado por um aumento de 23% na capacidade de assentos e pelo fornecimento de pacotes de viagem acessíveis, permitindo que os viajantes chineses aproveitem as atividades de inverno em um país vizinho. Isso é particularmente relevante à medida que os destinos de inverno estão se tornando cada vez mais populares." 

"O desempenho da Tailândia tem sido abaixo da média para viagens chinesas de saída, provavelmente devido ao impacto negativo de um incidente de tiroteio em outubro do ano passado. Isso sugere que, embora as isenções de visto sejam um grande atrativo para os viajantes chineses, outros fatores, como preocupações de segurança e conectividade de voo, também desempenham um papel crucial quando eles estão escolhendo um destino de férias", acrescenta. A Tailândia ocupa a 17ª posição entre 20 destinos de saída por segurança, de acordo com a pesquisa da Dragon Trail, com 38% dos viajantes chineses percebendo como "inseguro" viajar. 


Para os turistas chineses, o mundo parece estar ficando mais seguro 

Mais de um ano após a reabertura da China, os temores sobre a segurança do mundo exterior estão desaparecendo. A percepção de segurança dos entrevistados melhorou para 10 dos 12 destinos (incluindo a Tailândia), e os viajantes expressaram um forte desejo de experimentar viagens ao exterior agora que a pandemia de COVID-19 terminou. Hong Kong foi eleito o destino de saída mais seguro, seguido por Cingapura, Suíça e Austrália. 

"É muito promissor ver que, aos olhos dos viajantes chineses, o mundo parece estar ficando mais seguro. As percepções de segurança melhoraram para destinos em todo o mundo, e os temores em torno da COVID-19 se dissiparam, permitindo que os viajantes chineses mais uma vez busquem novas paisagens, culturas diferentes e cozinhas exóticas", comenta Sienna Parulis-Cook, Diretora de Marketing e Comunicação, Dragon Trail. 

Em um webinar conjunto na quarta-feira, 24 de abril (9h no Reino Unido, 16h na China), a Dragon Trail revelará os resultados completos de sua pesquisa de sentimento chinês, enquanto a ForwardKeys compartilhará insights sobre padrões emergentes nas viagens de saída chinesas usando dados de passagens aéreas e discutindo as perspectivas para o próximo feriado de maio. As inscrições são gratuitas e os participantes do webinar receberão uma cópia do relatório completo após a apresentação.