Dados, Sustentabilidade E Colaboração São O Foco Do Retorno Da UN Tourism À ITB Berlin

Berlin, Alemanha - A UN Tourism retornou à ITB Berlim, trazendo seu novo nome e olhar para a principal feira de viagens e unindo o setor em torno de seu foco em sustentabilidade, investimentos e colaboração. 

(© UN Tourism)

O Secretário-Geral Zurab Pololikashvili se juntou ao prefeito de Berlim, Kai Wenger, e outros líderes do setor público e privado na abertura oficial do evento de 2024. "O retorno do turismo significa muito para tanta gente. O turismo é uma grande força de união. Juntos, estamos crescendo novas áreas do nosso setor, para construir maior resiliência e espalhar ainda mais os benefícios do turismo". Na abertura, a anfitriã do evento, Messe Berlin, foi reconhecida por seus 40 anos como membro afiliado de turismo da ONU e por seu papel fundamental no avanço do turismo de reuniões e eventos internacionais e na promoção de parcerias na capital alemã. 

Sob seu novo visual e nome, a UN Tourism mais uma vez fez da ITB Berlin uma plataforma de topo para colaboração de alto nível e para o avanço de várias de suas principais prioridades para o setor:

Melhores dados para uma transformação mais profunda 

A UN Tourism e a World Tourism Cities Federation (WCTF) lançaram um relatório conjunto destacando a necessidade de medir os impactos sociais e ambientais do turismo nos destinos urbanos de forma mais eficaz e harmonizada. O relatório enfatiza a importância de abraçar o big data e outras formas de tecnologia e espera a criação de um primeiro banco de dados global de turismo urbano. 

O lançamento da publicação ocorre na mesma semana em que todos os 193 membros da ONU adotaram o Quadro Estatístico para Medir a Sustentabilidade do Turismo (MST). 


Acelerar a ação climática 

Continuando seu papel de liderança na One Planet Tourism Network e na Declaração de Glasgow, a UN Tourism lançou a Orientação Política para Apoiar a Ação Climática pelas Administrações Nacionais de Turismo (NTA´s). O guia ajudará as NTA em todo o mundo a desenvolver políticas e criar iniciativas destinadas a acelerar a transição para um setor hipocarbônico O guia, que também contém exemplos de boas práticas, foi desenvolvido após consultas com os Ministérios do Turismo dos Estados-Membros. A orientação é complementada por um Pacote de Engajamento da Declaração de Glasgow, com recomendações práticas sobre como começar a ação climática no turismo. Também na ITB Berlin, autoridades de Turismo da ONU participaram de uma mesa redonda sobre Conciliando Segurança e Sustentabilidade. 

Além disso, reunindo seu foco no desenvolvimento rural, igualdade de gênero e sustentabilidade, a UN Tourism também participou de um evento paralelo especial, Turismo Rural Sustentável: Uma Fundação para a Preservação da Biodiversidade e Igualdade de Gênero – Potenciais e Interações, fornecendo insights e recomendações de melhores práticas. 


Trabalhar em estreita colaboração com os Estados-Membros 

No âmbito da ITB 2024, o Secretário-Geral do Turismo da ONU, Pololikashvili, realizou uma série de reuniões bilaterais de alto nível com ministros do Turismo e outros representantes de alto nível de Estados-membros de todo o mundo. As reuniões serviram para avançar os planos para projetos conjuntos e para os principais eventos de turismo da ONU.