WTTC: Novo Relatório Revela Tendências Significativas Do Emprego Feminino E Jovem Desde 2010

Londres, Reino Unido - Nova pesquisa do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e do Centro Global de Turismo Sustentável (STGC), iniciada pelo Ministério do Turismo da Arábia Saudita, revela que o setor global de Viagens e Turismo está proporcionando oportunidades crescentes de emprego para mulheres e jovens em todo o mundo. 

(© WTTC)

O relatório mostra que o setor das Viagens e Turismo empregou diretamente um número crescente de mulheres entre 2010 e 2019, passando de 38,6 milhões para 47,8 milhões, um aumento de 24%. Concluiu também que a hotelaria é o principal empregador de mulheres no setor, representando mais de metade do emprego feminino.

Os jovens trabalhadores são apresentados como uma componente importante da força de trabalho do setor, representando 15% de todos os empregos no setor em 2010 e 2021. Em contrapartida, a percentagem de trabalhadores jovens no emprego global caiu de 16,5% em 2010 para 12,5% em 2021, destacando a importância das Viagens e Turismo para o emprego jovem. 

Sua Excelência Ahmed Al Khateeb, Ministro do Turismo da Arábia Saudita, afirmou: “Fornecendo conhecimentos e dados sobre o status do setor, o relatório permite que os países e regiões estabeleçam objetivos claros para capacitar as mulheres e envolver os jovens. O Reino da Arábia Saudita continua a desempenhar um papel importante no investimento no talento necessário para satisfazer as necessidades deste setor próspero. Isto está estrategicamente alinhado com os objetivos da Visão Saudita 2030 em relação ao empoderamento dos jovens e das mulheres. A título de ilustração, aumentamos a participação feminina na força de trabalho em 64% desde 2021.” 

Julia Simpson, Presidente e CEO, WTTC, disse: “Como parte de nossa Pesquisa Ambiental e Social, estamos extremamente orgulhosos de ter trabalhado ao lado do Centro Global de Turismo Sustentável e de lançar este relatório extremamente importante. Pela primeira vez, podemos mostrar que o setor tem um impacto incrivelmente positivo a nível global, apoiando mais empregos com salários elevados, condições de concorrência equitativas para as mulheres e proporcionando empregos de longo prazo, sustentáveis ​​e economicamente atrativos para jovens em todo o mundo.” 

Sua Excelência Gloria Guevara, Conselheira Especial Chefe do Ministro do Turismo da Arábia Saudita, disse: “Vemos este relatório conjunto como mais um marco para o setor global de viagens e turismo. Ao apoiar o emprego de qualidade para os jovens e as mulheres, desenvolvemos um setor mais sustentável. Esta abordagem está alinhada com a Visão Saudita 2030, que visa criar uma sociedade saudita vibrante na qual todos os cidadãos possam prosperar.” 

O relatório fornece uma repartição regional do emprego na Europa, nas Américas, no Médio Oriente, em África e na Ásia-Pacífico, e é a primeira análise da pegada social global das Viagens e Turismo, repartida por idade, género e rendimento.


Mulheres em Viagens e Turismo 

O relatório revela que o setor empregava uma percentagem ligeiramente superior de mulheres em comparação com outros setores a nível mundial em 2021 – 39,3% em comparação com uma média de 39,2%. 

De acordo com o relatório, a hotelaria é o principal empregador no setor das Viagens e Turismo para as mulheres, representando mais de metade (52%) de todo o emprego feminino em 2019. 

Em todo o mundo, as mulheres representam uma parcela maior do emprego em Viagens e Turismo do que a força de trabalho em toda a economia na Ásia-Pacífico e nas Américas. A percentagem de mulheres que trabalham em Viagens e Turismo em África tem aumentado desde 2010, e o emprego feminino em toda a economia do Médio Oriente também cresceu significativamente. 


Juventude em Viagens e Turismo 

A investigação destaca o crescimento consistente e constante de jovens empregados diretamente pelo setor ao longo da última década, com um total de 39,7 milhões de empregos apoiados pelas Viagens e Turismo em todo o mundo em 2019, um aumento de 28% desde 2010. 

No entanto, este número foi significativamente afetado pela COVID-19, onde o emprego jovem caiu 27%.

Notavelmente, em todos os anos analisados, mais de metade do emprego jovem global no setor das Viagens e Turismo estava na região Ásia-Pacífico, com 9,2 milhões em 2021. Com uma taxa de crescimento do emprego jovem de quase 37% entre 2010 e 2019 , a região ultrapassou todas as outras áreas, todas próximas de 20%. 


Empregos com Altos Salários em Viagens e Turismo 

Em 2021, quase 34% dos empregos no setor global de Viagens e Turismo foram classificados como de salários elevados, um aumento em relação aos 29,6% em 2010. 

Regionalmente, a Ásia-Pacífico teve a maior parcela de empregos com salários elevados no setor (38,7%), seguida pela África (36,2%) e pelas Américas (30,6%).