easyJet Confirma Encomenda De 157 Aviões Da Airbus Após Aprovação Dos Acionistas

Após a aprovação dos acionistas, a easyJet confirmou um pedido firme de 157 aeronaves adicionais da família A320neo, bem como 100 direitos de compra. 56 aeronaves A320neo e 101 A321neo serão entregues entre o FY29 e o FY34, enquanto 35 A320neo já encomendados serão convertidos em aeronaves A321neo maiores. 

(© easyJet)

A conversão de encomenda e tipo de aeronave proporcionará à easyJet a oportunidade de aumentar a sua capacidade através de uma combinação de aeronaves incrementais e aumento acelerado para aeronaves maiores, bem como de completar o seu programa de substituição de frota de aeronaves A319 mais antigas e substituir aproximadamente metade das aeronaves A320ceo, fornecendo a base para um crescimento disciplinado e trazendo melhorias de custo e sustentabilidade para o negócio. 

A companhia aérea já tem 69 aeronaves da família A320neo em sua frota e uma carteira de pedidos existente com a Airbus para o FY29 para mais 158 aeronaves da família A320neo ainda a serem entregues. Com slots de entrega limitados no mercado de aeronaves de fuselagem estreita até pelo menos 2029, a confirmação desta encomenda garante agora que a easyJet tem um fornecimento de futuros slots de entrega entre o FY29 e o FY34 para manter a sua escala atual através da substituição de aeronaves que saem da frota e isso permite à easyJet executar a sua estratégia de crescimento. Os 100 direitos de compra oferecem à companhia aérea a oportunidade de crescer ainda mais, dependendo de quando são entregues. 

A adoção da nova tecnologia mais eficiente também é um componente central do caminho da easyJet para emissões líquidas zero de carbono. As novas aeronaves continuarão a modernização da frota easyJet e proporcionarão entre 13% e 30% de melhoria da eficiência de queima de combustível unitário, dependendo da aeronave que substituem. Junto a isso, as novas aeronaves são significativamente mais silenciosas, com metade da pegada de ruído das aeronaves mais antigas que estão substituindo.

Johan Lundgren, CEO, easyJet, comentou: "Estamos muito satisfeitos por poder confirmar esta encomenda significativa que não só permite à easyJet substituir as suas aeronaves mais antigas por aeronaves mais eficientes, um componente central do nosso roteiro Net Zero, mas também nos fornece a capacidade de crescimento disciplinado, incluindo a oportunidade significativa que a avaliação traz. Com esta encomenda, a easyJet poderá continuar a cimentar a sua posição de liderança nos principais aeroportos da Europa e, por isso, esperamos trabalhar em parceria com a Airbus nos próximos anos."