Com 40% Do Mercado, LATAM Encerra 2023 Na Liderança Do Setor Aéreo Brasileiro, Aponta ANAC

Participação da companhia aérea no mercado doméstico do Brasil saltou de 35% em 2019 (pré-pandemia) para 40% em novembro de 2023 

São Paulo - A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) confirmou que a LATAM liderou novamente o setor aéreo brasileiro em novembro deste ano. A companhia aérea no Brasil teve 40% de participação no mercado doméstico e 24% na operação internacional, segundo os dados consolidados publicados na semana passada pela agência reguladora. 

(Arquivo) 

Na prática, a LATAM viu saltar a sua participação doméstica no Brasil de 35% em 2019 (antes da pandemia de Covid-19) para 40% agora no último levantamento da ANAC. 

Atualmente, a LATAM opera a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para mais de 50 aeroportos do País. Em 2023, a companhia aérea também ampliou o seu codeshare com a Voepass, oferecendo aos passageiros acesso a outros 26 destinos brasileiros, principalmente em aeroportos regionais. 

Já nos voos internacionais, a LATAM é a companhia aérea que mais transporta turistas ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior. Em novembro, a LATAM e a Embratur assinaram um acordo de cooperação técnica para promover o País internacionalmente. 


AS PERSPECTIVAS DA LATAM NO BRASIL EM 2024 

Em dezembro de 2023, a LATAM alcança a marca de 8 novas aeronaves recebidas no Brasil no espaço de um mês. O feito reforça o compromisso da companhia aérea de ampliar o acesso dos brasileiros à aviação. Neste ano, 15 dos 17 novos aviões recebidos direto de fábrica pelo grupo LATAM foram direcionados para a operação brasileira, que em 2024 deve crescer de 7% a 9%. 

No início da semana passada, a LATAM anunciou 4 medidas para universalizar a aviação no Brasil, incluindo a adição de 10 mil assentos diários à sua operação no País em 2024. “Serão mais de 3 milhões de assentos adicionais no ano para fazer com que mais gente possa voar”, explicou Jerome Cadier, CEO, LATAM Brasil. 

A LATAM é desde 2021 a companhia aérea líder do mercado doméstico e internacional do Brasil, segundo a ANAC. O índice medido em RPK, que considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados, é o maior por todas as companhias aéreas que operam no Brasil.