IATA: Governo Francês Deve Implementar Novas Recomendações Sobre Regulação Econômica Dos Aeroportos

As companhias aéreas membros da "Fédération Nationale de l'Aviation Marchande" (FNAM), o "Syndicat des Compagnies Aériennes Autonomes" (SCARA), o Conselho de Representantes das Companhias Aéreas França (BAR), as Companhias Aéreas pela Europa (A4E) e a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) apelam ao Governo francês para que implemente as novas recomendações para a regulamentação dos aeroportos franceses apresentadas pela Autoridade Reguladora dos Transportes Francesa (ART). 

Vista do Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle. (© Bing Imagens)

A ART realizou um estudo exaustivo e de elevada qualidade, após consulta das várias partes interessadas, e emitiu 19 recomendações específicas com o objetivo de: 

- Reforçar a transparência e a consulta entre as partes interessadas, nomeadamente no que diz respeito ao investimento e à qualidade do serviço. 

- Incentivar um desempenho operacional mais forte através da introdução de mais incentivos econômicos. 

- Proporcionar estabilidade através de contratos plurianuais que garantam que as atividades comerciais aeroportuárias contribuam com lucros econômicos para cobrir os custos aeroportuários. 

As associações abaixo assinadas apoiam muitas destas propostas e exortam o Governo a implementá-las. No entanto, é do interesse dos passageiros que o caixa único seja aplicado para os aeroportos franceses, uma vez que replica os resultados de um mercado competitivo. No entanto, de um modo geral, considera-se que as recomendações constituem um passo no sentido de uma regulamentação mais eficaz, mais justa e sustentável dos aeroportos franceses. Apela-se, por isso, às autoridades para que as incorporem como parte da reforma prevista da regulamentação econômica aeroportuária e as apliquem a todos os aeroportos regulamentados em França.