Emirates Entra Para Consórcio De Pesquisas De Combustíveis Renováveis E Avançados Nos EAU

O consórcio Air-CRAFT tem o apoio do Ministério da Energia e Infraestrutura dos Emirados Árabes Unidos e pela Autoridade de Aviação Civil Geral dos Emirados Árabes Unidos, e compreende oito entidades fundadoras: ADNOC, Boeing, Emirates, Grupo ENOC, Etihad, Honeywell, Universidade Khalifa e Masdar 

São Paulo - No Ano da Sustentabilidade nos Emirados Árabes Unidos, e na 3ª Conferência sobre Aviação e Combustíveis Alternativos (CAAF/3) da OACI realizada em Dubai, oito entidades fundadoras anunciaram o lançamento do “Air-CRAFT”, um consórcio de pesquisa baseado nos Emirados Árabes Unidos com foco no desenvolvimento, produção e expansão de tecnologias de combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês). 

(© Emirates)

O Air-CRAFT, ou Centro de Tecnologias de Combustíveis Renováveis e Avançados para a Aviação dos Emirados Árabes Unidos, é uma iniciativa inédita que reúne entidades de toda a cadeia de valor – formuladores de políticas industriais, reguladores da aviação, produtores de combustível, acadêmicos e pesquisadores, fabricantes de aeronaves e motores e companhias aéreas. Embora baseado nos Emirados Árabes Unidos, o consórcio também terá a participação de entidades internacionais relevantes ao longo de seu desenvolvimento. A nova iniciativa foi anunciada hoje na CAAF/3, antes da COP28 (28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas). 

O Air-CRAFT tem o apoio do Ministério da Energia e Infraestrutura dos Emirados Árabes Unidos. “O setor da aviação tem grande importância pois contribui significativamente para o PIB, além de ser um setor essencial no nosso trabalho de descarbonização”, disse Sua Excelência Suhail Mohamed Al Mazrouei, Ministro da Energia e Infraestrutura. “Os Emirados Árabes Unidos se comprometeram a atingir zero emissão líquida até 2050, e este objetivo só pode ser alcançado com a redução das emissões. O Air-CRAFT tem ainda um longo caminho a percorrer na descarbonização do setor da aviação, e vai ajudar a tornar esse setor mais resiliente e sustentável no futuro.” 

A colaboração apoia os princípios do Roteiro Nacional de SAF dos Emirados Árabes Unidos e o objetivo da indústria da aviação comercial de atingir zero emissão líquida até 2050. Hoje, na CAAF/3, representantes das oito entidades do consórcio assinaram um acordo de colaboração estratégica para dar início ao Air-CRAFT. 

Os possíveis tópicos de pesquisa do Air-CRAFT incluem avaliações do impacto ambiental, otimização de matérias-primas e processos e avaliações técnico-econômicas. O Air-CRAFT também vai estabelecer vínculos relevantes com outras instituições acadêmicas e de pesquisa nos Emirados Árabes Unidos e em todo o mundo. 

O governo dos Estados Unidos apoia a conexão do Air-CRAFT com o acordo intergovernamental Estados Unidos-Emirados Árabes Unidos “Parceria para Acelerar a Transição para Energia Limpa” (PACE). 

Os parceiros industriais e institucionais do consórcio fornecerão a demanda do mercado, conhecimento e tecnologia para apoiar pesquisas sobre a produção de combustíveis alternativos para o setor da aviação, e farão um convite aberto a entidades dos Emirados Árabes Unidos e internacionais para se juntarem ao consórcio. O Air-CRAFT já está em discussões avançadas com organizações globais importantes e estratégicas, que devem ser anunciados em breve.

O Xeique Majid Al Mualla, Vice-Presidente Sênior da Divisão de Assuntos Internacionais, Emirates Airline, disse: “A Emirates apoia iniciativas que promovem a implementação de SAF. Contribuímos para o desenvolvimento do Roteiro Nacional de SAF dos Emirados Árabes Unidos e dos roteiros de combustível power-to-liquid, e acreditamos que os Emirados Árabes Unidos estão numa posição única para liderar nesta área com suas políticas, tecnologia e capacidades de infraestrutura. Vemos o Air-CRAFT como uma plataforma sólida para transformar o roteiro nacional de SAF em realidade e estamos orgulhosos de ser uma das entidades lançadoras desta iniciativa.” 
 
O Air-CRAFT vai promover a industrialização da produção de SAF e criar um ecossistema para abordar os cinco princípios acima do Roteiro Nacional de SAF dos Emirados Árabes Unidos.