UNWTO Destaca Investimento Em Turismo Nas Américas Em Sua 68ª Comissão Regional Américas

A UNWTO fortaleceu ainda mais sua cooperação com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe, reunindo líderes dos setores público e privado para promover investimentos no setor de turismo 

Quito, Equador - Tendo como pano de fundo a reunião de sua 68ª Comissão Regional para as Américas em Quito, Equador, no dia 30 de junho, a UNWTO sediou o Seminário sobre Investimentos Sustentáveis para explorar os principais desafios e oportunidades em torno desse tema na região. 

(© UNWTO)

Investimentos Turísticos: Uma Prioridade Definidora

Os dados mais recentes da UNWTO mostram que o turismo nas Américas está se recuperando constantemente, com as chegadas internacionais atingindo 86% dos níveis de 2019 até o final do primeiro trimestre deste ano. Além disso, o investimento direto estrangeiro (IDE) no setor do turismo, que tinha registrado um declínio, dá agora sinais de revitalização: 

Os projetos de investimento aumentaram 185% entre 2022 e 2021. Esses projetos representaram um valor total de US$ 192,6 bilhões, refletindo o aumento da confiança dos investidores no potencial da região. 

- Além disso, em 2021, o Investimento Estrangeiro Direto (IED) subiu para US$ 134 bilhões, um aumento de 56% ano a ano, recuperando uma parcela substancial do terreno perdido em 2020. 

Para realizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas Américas, atrair investimentos que apoiem ativamente sua realização é de extrema importância. É crucial estabelecer um quadro regulamentar multilateral robusto que promova investimentos sustentáveis, impulsionando ainda mais o progresso da região em direção aos ODS. 


Seminário de Quito Oferece Plataforma de Alto Nível 

O Seminário sobre Investimentos Sustentáveis: Uma Estratégia para a Competitividade convidou ministros do Turismo, investidores tradicionais e não tradicionais, fundos multilaterais, comunidades econômicas regionais, start-ups de tecnologia turística e meios de comunicação social para partilharem boas práticas e conhecimentos. Destacando o nível de apoio político de alto nível ao trabalho da UNWTO nessa área, o Seminário contou com a presença dos Ministros do Turismo do Equador, Paraguai, Peru e Porto Rico e do Vice-Ministro da República Dominicana. O foco estava em:

- Incentivar quadros estratégicos que facilitem o clima de fazer negócios na região, incluindo medidas para salvaguardar, atrair e promover projetos de investimento turístico para acelerar a recuperação econômica e construir resiliência. 

- Fomentar a cooperação para a aplicação de quadros de investimento sustentável para a promoção de investimentos turísticos e a criação de emprego, nomeadamente através da promoção de incentivos centrados em instrumentos de financiamento inovadores. 

- Promover a cooperação regional para racionalizar os mecanismos de investimento no turismo sustentável, através de instrumentos de recuperação econômica e diversificação com efeitos multiplicadores. 

Contribuíram para as discussões representantes de alto nível do Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF), fDi Intelligence do Financial Times, BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento e, representando investidores e o setor privado, Hotel Jama Campay, WAYRA (Telefónica), IMPAQTO, UnTours, Maraey, Metropolitan Touring, GHL Hoteles e a Confederación Panamericana de Escuelas de Hotelería, Gastronomía y Turismo, entre outros, a partilha de modelos de investimento sustentável em infraestruturas inovadoras. 


UNWTO e CAF 

Em janeiro de 2023, a UNWTO e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) anunciaram uma nova parceria para promover e reter o investimento em turismo em toda a região da América Latina e Caribe. Em Quito:

- A UNWTO e a CAF divulgaram a primeira de uma série de diretrizes de investimento intituladas "Turismo Fazendo Negócios ̈. A primeira edição, "Investir no Equador", visa atrair Investimento Estrangeiro Direto (IED) no setor de turismo do Equador, mostrando as condições favoráveis do país e a sólida recuperação econômica pós-pandemia, demonstrada por um crescimento favorável de 2,9% em 2022, juntamente com um crescimento de 21,7% no IED entre 2021 e 2022. 

- A parceria inclui o desenvolvimento de guias de investimento em turismo para cinco países: Barbados, Equador, El Salvador, Panamá e Uruguai.