Novo Navio Da MSC Cruzeiros, MSC Euribia, Conclui Testes De Mar Com Sucesso

O segundo navio da MSC Cruzeiros movido a gás natural liquefeito (GNL), o MSC Euribia, concluiu com sucesso os testes de sistemas intensivos em águas profundas realizados ao longo de quatro dias no Oceano Atlântico. 

MSC Euribia. (© PressTUR)

O MSC Euribia está sendo construído nos estaleiros da Chantiers de l’Atlantique, em Saint Nazaire, França, e será entregue à armadora no dia 31 de maio. Trata-se do 22º navio da MSC Cruzeiros e terá capacidade para 6.327 passageiros. A cerimônia oficial de nomeação terá lugar em Copenhague, na Dinamarca, no dia 8 de junho, marcando o início da temporada inaugural pelo Norte da Europa a partir de Kiel, na Alemanha. 

O MSC Euribia, segundo um comunicado, “contará com tecnologia marítima inovadora e avançada, bem como combustível GNL – um dos combustíveis marítimos mais limpos do mundo disponíveis em escala – para minimizar a sua pegada ambiental”. 

O navio recebe o nome da antiga deusa Eurybia, “que aproveitou os ventos, o clima e as constelações para dominar os mares, ilustrando a visão do navio para implantar soluções sustentáveis avançadas para fazer o mesmo”. 

O GNL é apresentado pela MSC como “um dos combustíveis marítimos mais limpos do mundo disponíveis em escala e deve desempenhar um papel fundamental na transição para a descarbonização do transporte marítimo internacional”. 

A armadora indica que o GNL “reduz substancialmente as emissões locais de poluentes atmosféricos, como óxidos de enxofre em até 99% e óxidos de nitrogênio em até 85%”. Por outro lado, proporciona uma redução de até 20% nas emissões de gases de efeito estufa. 

O navio também contará com conectividade plug-in de energia em terra para reduzir as emissões de carbono nos portos de escala, bem como sistemas de tratamento de águas residuais mais avançados, reciclagem abrangente de resíduos, sistema de gestão de ruído irradiado subaquático para ajudar limitar a perturbação da vida marinha e uma gama abrangente de equipamentos de eficiência energética a bordo para otimizar o uso do motor e as necessidades de energia do hotel para reduzir ainda mais as emissões.