WTTC: Austrália Começa A Receber Novamente Viajantes Recuperando O Setor E O PIB

Londres, Reino Unido - O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) revelou sinais positivos de recuperação para o setor australiano de Viagens e Turismo, com as principais cidades recebendo viajantes mais uma vez. 

(©WTTC)

O Relatório de Impacto Econômico das Cidades, patrocinado pela Visa e pesquisado em parceria com a Oxford Economics, analisou as principais métricas de Viagens e Turismo em 82 cidades ao redor do mundo, incluindo a contribuição para o PIB, o emprego e os gastos dos viajantes. 

A análise em Sydney, Melbourne e Perth mostra que a contribuição direta de Viagens e Turismo para o PIB e os empregos de cada cidade continua a aumentar. Mas o fechamento prolongado de fronteiras na Austrália e em mercados-chave, como a China, significa que o número de gastos dos visitantes ainda é baixo. 

Contribuição do PIB do setor de Viagens e Turismo em constante recuperação - o Relatório de Impacto Econômico das Cidades do WTTC mostra que, em 2019, o setor de Viagens e Turismo da cidade contribuiu com mais de AU$ 4,5 bilhões para a economia de Perth e AU$ 10 bilhões e AU$ 13 bilhões para as economias de Melbourne e Sydney, respectivamente. 

Mas a pandemia teve um efeito devastador na economia nacional da Austrália e nas economias de suas principais cidades, já que a fronteira se fechou para visitantes estrangeiros. 

Em Perth, a contribuição das Viagens & Turismo para o PIB caiu quase pela metade (para pouco menos de AU$ 2,5 bilhões) e em Sydney em quase dois terços (para AU$ 5 bilhões) em 2020. Em Melbourne, a contribuição do PIB caiu quase três trimestres para apenas AU$ 3 bilhões no mesmo ano. 

Melbourne viu um ressurgimento em 2021, subindo para AU $ 4 bilhões, mas Sydney e Perth viram declínios contínuos. Sydney caiu para pouco mais de AU$ 4 bilhões e Perth para pouco mais de AU$ 2 bilhões. 

As três cidades estão agora mostrando sinais de recuperação, embora em ritmos diferentes. 

No ano passado, Perth estava mostrando os sinais mais lentos de recuperação, com a previsão de contribuição do PIB pairando na metade do que em 2019, aproximando-se de AU$ 2,75 bilhões. No ano passado, o WTTC está prevendo que Melbourne e Sydney estarão apenas 25% e 27% abaixo dos níveis de 2019, respectivamente, em quase AU$ 8 bilhões e AU $ 9,5 bilhões. 

Julia Simpson, Presidente e CEO, WTTC, disse: "A Austrália é um país incrivelmente vibrante, popular entre os visitantes estrangeiros, mas como as fronteiras permaneceram fechadas em casa e nos maiores mercados de origem da Austrália, o país sofreu por um período mais longo em comparação com outros países.

"À medida que a China reabre, o futuro parece brilhante para Viagens e Turismo e a contribuição crítica que faz para a economia e os empregos da Austrália. 

"É crucial que o governo central e local continue a reconhecer a importância econômica e social das viagens e do turismo.

"O setor mostrou sua resiliência e, com o apoio certo, a recuperação pode ser muito mais rápida e muito mais forte."


Empregos em Ascensão 

Os números de empregos pintam um quadro ligeiramente misto.

Em 2019, havia pouco mais de 40.000 empregos em viagens e turismo em Perth. Em 2020, esse número caiu para pouco mais de 31.000, experimentando um ligeiro aumento para 34.000 em 2021, mas estima-se que tenha caído novamente em 2022 para pouco menos de 27.500. 

Tanto Melbourne quanto Sydney estão vendo uma recuperação mais forte para empregos no setor. Em Sydney, prevê-se que os níveis de emprego em 2022 sejam de pouco mais de 118,5 mil, 16% abaixo dos níveis pré-pandemia, e em Melbourne os níveis de emprego estão previstos para 115 mil, apenas 6% abaixo de 2019. 


Gastos dos Visitantes Continuam a Lutar 

À medida que os turistas retornam às cidades, estão sendo vistos sinais de recuperação em termos de gastos dos visitantes internacionais, embora mais lentos do que muitas outras grandes cidades ao redor do mundo devido ao fechamento prolongado das fronteiras na Austrália. 

Apesar de ver sinais de recuperação nos gastos dos visitantes internacionais e mais turistas voltando para as cidades, isso levou mais tempo na Austrália devido aos seus principais mercados de origem, como a China, também estendendo seus próprios fechamentos de fronteiras. 

Mas, finalmente, essas três cidades australianas estão começando a se recuperar. Embora os gastos dos visitantes internacionais ainda sejam, em média, 46% menores em 2022 do que em 2019, as três cidades estão mostrando fortes aumentos ano a ano.