Swedavia: Ano De 2022 É Marcado Por Forte Recuperação Das Viagens Aéreas

O ano de 2022 das viagens aéreas foi marcado por uma forte recuperação tanto das viagens aéreas quanto da acessibilidade sueca, com um aumento acentuado no número de destinos a partir dos aeroportos da Swedavia. 

(Swedavia © Daniel Asplund)

Apesar do fraco início do ano devido ao Omikron e à agitação global, a Swedavia recebeu quase 28 milhões de viajantes em 2022 - um aumento de aproximadamente 130% em comparação com os quase 12 milhões de viajantes do ano passado. O ano teve um final forte, principalmente no Aeroporto Arlanda de Estocolmo, que em dezembro registrou o melhor desenvolvimento de passageiros em um único mês desde o início da pandemia. 

O Aeroporto de Luleå teve o melhor desenvolvimento, onde as viagens durante o mês excederam os níveis pré-pandêmicos. A economia, a situação de pandemia e outros fatores externos até agora não afetaram muito a demanda, mas contribuem para um cenário de mercado incerto daqui para frente. 

“Em muitos aspectos, 2022 foi um ano excepcional tanto para a Swedavia quanto para a indústria como um todo, mas foi caracterizado acima de tudo pela forte recuperação e pela vontade de voltar a viajar depois de muito tempo com a pandemia. O encontro na vida real pode, em muitos casos, ser possível apenas de avião, independentemente de ser para encontrar familiares e amigos ou no trabalho. Depois de um início de ano fraco, vimos um forte aumento de viajantes na primavera e um forte verão. Desde então, a demanda tem sido forte, apesar da situação econômica e global. Apesar do forte desenvolvimento e de um ano em que mais que dobramos o número de viajantes em pouco tempo, no geral ainda somos fortemente afetados pelos efeitos da pandemia. Quando somamos 2022, temos o equivalente a uma queda de dez anos na demanda e no número de viajantes”, diz Jonas Abrahamsson, Presidente e CEO, Swedavia. 

No total, cerca de 28 milhões de viajantes viajaram para os dez aeroportos da Swedavia em 2022, o que corresponde a um aumento de pouco mais de 130% face aos 12 milhões de viajantes do ano passado, o que, no entanto, ainda ronda os 70% dos níveis anteriores à pandemia em 2019 A tendência de passageiros foi impulsionada principalmente por uma forte demanda por viagens ao exterior em Arlanda. Pouco mais de 20 milhões viajaram para o exterior, principalmente de e para a Europa. Somente no mês de dezembro, o número de viajantes ficou próximo a 2,3 milhões, o que representa um aumento de pouco mais de 40% em relação a 2021 e pouco menos de 80% dos níveis de 2019. 

“O desenvolvimento de passageiros deste ano não foi apenas caracterizado pela demanda reprimida de viagens, mas também pelos grandes investimentos que nossos clientes de companhias aéreas fizeram no mercado sueco no início após a pandemia. Isso se aplica especialmente a Arlanda, onde tivemos vários novos estabelecimentos importantes de companhias aéreas e investimentos contínuos em novos destinos e rotas por parte de companhias aéreas novas e existentes. É uma declaração de força e mesmo no ano novo continuamos a ver novos lançamentos. Fatores como a economia e a situação pandêmica até agora não afetaram muito a demanda, mas contribuem para uma grande incerteza quanto à demanda por viagens aéreas no próximo ano. No entanto, continuo otimista sobre a demanda subjacente no longo prazo e que a Swedavia continuará a contribuir para fortalecer a acessibilidade de e para a Suécia durante o ano", disse Abrahamsson. 

Os aeroportos da Swedavia atenderam 309 destinos em 2022, o que significa que grande parte da perda de destinos em decorrência da pandemia foi recuperada, principalmente em Arlanda. O número de destinos corresponde a cerca de 80% no total e cerca de 90% em Arlanda, em comparação com o número de destinos antes da pandemia em 2019. No ano passado, Arlanda conseguiu adicionar cerca de 50 novos destinos. 

Vários aeroportos regionais da Swedavia também conseguiram fortalecer a acessibilidade durante o ano, especialmente a acessibilidade internacional no Aeroporto de Luleå, onde três novas rotas internacionais diretas começaram em dezembro, inclusive para Londres e Paris. 

Novas rotas em janeiro deste ano são Valência com a Ryanair, Innsbruck com a Eurowings e Lyon com a Norwegian. Todos são de Arlanda. No final desta primavera, entre outras coisas, a SAS lançará uma rota direta para Nova York a partir de Landvetter, onde a Air Sérvia também iniciará uma rota direta para Belgrado. 

O Aeroporto Arlanda de Estocolmo teve pouco mais de 18 milhões de viajantes em todo o ano de 2022, um aumento de quase 150% em relação a 2021 e quase 75% dos níveis pré-pandêmicos em 2019. Somente no mês de dezembro, o número de viajantes foi de 1,5 milhões, um aumento de quase 50% em relação a 2021 e quase 85% dos níveis de viajantes de 2019.

Londres seguida por Copenhague e Oslo foram os principais destinos estrangeiros em dezembro em Arlanda, enquanto Copenhague foi o principal destino do ano. O crescimento de passageiros da Starka durante o ano teve destinos no exterior, como Chicago, seguido por Nova York. 

O Aeroporto Landvetter de Gotemburgo teve um total de pouco mais de 4,4 milhões de viajantes em 2022, um aumento de pouco mais de 130% em relação a 2021 e pouco menos de 70% dos níveis de 2019. Durante o mês de dezembro, o aeroporto recebeu quase 340.000 viajantes, um aumento de quase 40% em relação a 2021. Os principais destinos estrangeiros foram Frankfurt e Amsterdã no ano, enquanto Londres foi o principal destino de dezembro individualmente. Copenhague teve o maior crescimento de passageiros durante o ano, seguida por Londres, Munique e Oslo. 

O aeroporto de Malmö teve quase 1,3 milhão de viajantes em 2022, quase dobrando em relação a 2021. Durante o mês de dezembro, o aeroporto teve quase 100.000 viajantes, um aumento de quase 20% em relação a 2021 e aproximadamente 70% dos níveis de passageiros de 2019. 

As viagens aéreas nos aeroportos da Swedavia e nos outros seis aeroportos regionais tiveram um desenvolvimento variável em 2022. O aeroporto de Luleå continuou o desenvolvimento mais forte entre os aeroportos regionais em 2022. Com quase 90.000 viajantes em dezembro, as viagens estavam em um nível mais alto em comparação com o mesmo mês antes da pandemia de 2019. 

Desde o início da pandemia, há 34 meses, a Swedavia perdeu 72 milhões de viajantes em comparação com os últimos 34 meses antes da pandemia.