- Eurowings trouxe voos de baixo custo para a Alemanha
- Em 1 de fevereiro de 2023, a companhia aérea comemora seu 30º aniversário
- A Eurowings decolou em 1993 com 26 aviões a hélice
- O nome foi desenvolvido em um concurso de ideias e rendeu 500 marcos alemães
- Maior investimento em sustentabilidade da história da companhia aérea: a família A320neo
- CEO, Jens Bischof: "Eurowings manteve um espírito de equipe muito especial"
Colônia, Alemanha - Meados da década de 1970, dois pilotos, um sonho. Independentemente um do outro, Hans Rudolf Wöhrl funda o Nürnberger Flugdienst (NFD) e Reinhard Santner funda o Dortmund Reise- und Industrieflug (RFG). O portfólio das duas empresas é semelhante e inclui serviços de táxi aéreo, voos de ambulância e de carga, serviços de estância balnear – os chamados transportes aéreos on-demand. A Eurowings de hoje foi formada em 1º de fevereiro de 1993 a partir da fusão das duas companhias aéreas regionais. O nome "Eurowings" foi sugerido por um funcionário que ganhou um concurso de ideias com 500 marcos alemães para a proposta vencedora. O logotipo apresentado durante o lançamento foi desenhado por alunos da Academia de Artes de Nuremberg.
Airbus A319 da Eurowings. (© Eurowings) |
Decolagem com Aeronaves a Hélice
Naquela época, a companhia aérea começou com pouco menos de 1.000 funcionários e aeronaves ATR 72 a hélice. Embora 32 destinos em onze países já fossem atendidos no ano de fundação, o foco estava nas conexões domésticas. Por algum tempo, a Eurowings teve que voar sob os números de voo NFD e RFG, porque o código que a Eurowings precisava havia sido atribuído pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) a uma subsidiária da Janlyn PTE, com sede em Papua Nova Guiné. Por meio de intensas negociações, finalmente foi possível obter o código EW para os voos da Eurowings. O primeiro voo, com o número EW733, foi de Nuremberg para Paris em 1994. Na década de 1990, a Eurowings assumiu voos de alimentação para a companhia aérea holandesa KLM, entre outras, e estava a caminho de Amsterdã com 13 aeronaves às vezes - inicialmente como um concorrente da Lufthansa.
2001: Lufthansa Adquire Participação na Eurowings
O ano de 2001 marca um marco na história da Eurowings. Com a participação do Grupo Lufthansa, a estratégia da empresa muda: os aviões turboélice são substituídos por jatos CRJ, e a Eurowings opera voos na malha regional da Lufthansa.
Apenas um ano depois, a Eurowings lança um pioneiro de baixo custo para a Alemanha, a Germanwings, que, em conjunto com a Eurowings, logo ultrapassa a marca de 10 milhões de passageiros. Começa a grande era das companhias aéreas de baixo custo (slogan: "Voe alto, pague baixo"), para a qual a Germanwings contribui com o modelo de tarifa flexível BASIC, SMART e BIZclass. O conceito rapidamente se torna o padrão da indústria e ainda hoje é usado na Eurowings. Em 2011, a Eurowings se muda para Düsseldorf, o maior local de tráfego aéreo na Renânia do Norte-Vestfália.
"Light Sky Blue" e "Burgundy": As Cores Líderes da Eurowings Desde 2014
Em 2014, a empresa ganha o visual e a identidade de marca pela qual é conhecida até hoje, com as cores principais "Light Sky Blue" e "Burgundy". A nova estratégia inclui, entre outras coisas, uma expansão significativa da Germanwings e Eurowings em linha com o aumento das viagens: a frota Eurowings anterior de aeronaves CRJ menores será substituída por 23 aeronaves da família Airbus A320.
Inseparavelmente ligado à história da empresa, no entanto, está o acidente do voo 4U9525 da Germanwings em 24 de março de 2015, que custou a vida de 150 pessoas. Um evento que ficará para sempre na memória coletiva.
A Eurowings subsequentemente começa a se expandir para longe dos aeroportos alemães, logo abrindo uma base em Mallorca e fundando a operação de voo da Eurowings Europe para rotas pan-europeias fora da Alemanha. E o desenvolvimento dinâmico continua: após o fim da Air Berlin em 2017 e a aquisição de grande parte da frota, centenas de novos empregos são criados – muitos dos quais são preenchidos por ex-colegas da AirBerlin.
Eurowings Hoje: A Companhia Aérea de Valor para a Europa
Hoje, a Eurowings se diferencia explicitamente do segmento de transportadoras de custo ultrabaixo com seu posicionamento claro como transportadora de valor da Europa para viajantes particulares e de negócios. A subsidiária da Lufthansa combina voos baratos e flexíveis com serviços inovadores e amigáveis ao cliente - uma estratégia com a qual está expandindo sua posição de liderança no mercado alemão. Ao fazê-lo, concentra-se nas principais necessidades dos viajantes aéreos de hoje: mais flexibilidade, conforto acessível e sustentabilidade.
"Há muito poucas companhias aéreas na Alemanha que tiveram sucesso por 30 anos em um ambiente de mercado difícil e dominaram repetidamente as mudanças dinâmicas. É ainda mais maravilhoso podermos comemorar nosso 30º aniversário como a maior companhia aérea de férias da Alemanha", disse o CEO, Eurowings, Jens Bischof. "Devemos este sucesso em primeiro lugar aos nossos mais de 4.000 funcionários de 60 países que encontraram seu lar profissional conosco. Essa diversidade nos torna fortes. Porque o que sempre distinguiu que a Eurowings é o espírito de equipe muito especial e a capacidade de reagir rapidamente às mudanças sempre novas do mercado. Nós dizemos obrigado, Equipe Eurowings – um brinde aos próximos 30 anos!"
A frota da Eurowings inclui mais de 100 aeronaves que voam para 140 destinos em mais de 50 países. Além de suas bases em Colônia/Bonn, Düsseldorf, Hamburgo, Stuttgart e Berlim, a Eurowings também tem operações importantes em Palma de Maiorca, Salzburgo, Praga e Estocolmo. Isso torna a subsidiária da Lufthansa uma das maiores companhias aéreas de lazer da Europa. A cada minuto, um avião da Eurowings decola ou pousa em algum lugar da Europa.
Foco na Sustentabilidade
A Eurowings combina sua paixão por voar com a responsabilidade corporativa pelo meio ambiente. A meta é reduzir suas emissões de carbono pela metade até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050. Um passo importante para isso foi a introdução do jato de médio curso mais eficiente do mundo, o Airbus A320neo, na frota em 2022. Cada nova aeronave da esse tipo emite 4.500 toneladas a menos de CO2 por ano em relação ao seu antecessor. Além disso, mais de 50 projetos com o objetivo de conservar recursos e proteger o meio ambiente estão em andamento na Eurowings.
Compensação de carbono com um clique do mouse, voos pontuais, serviços amigáveis, as opções de remarcação mais flexíveis do setor ou um assento intermediário grátis a partir de dez euros - esses são apenas alguns dos muitos exemplos do moderno conceito de valor com o qual a Eurowings apresenta-se como jovem, moderno e inovador, mesmo passados 30 anos.