Brasil: Passagens Aéreas Tiveram Redução De 9,48%, Mas Valores Continuam Altos

O especialista em milhas e educador financeiro, Rodrigo Góes explica como driblar os preços altos e conseguir viajar no fim de ano 

A menos de um mês para as comemorações de fim de ano, muita gente ainda não decidiu para onde ir. Passar em casa ou fazer aquela viagem tão esperada? Questionamentos que, em muitos casos, só o bolso pode responder. Principalmente com a crescente no valor das passagens aéreas, desde o início da pandemia, em 2020. 

(Arquivo) 

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) -- indicador que mede a inflação do país -- ficou em 0,53% em novembro, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador ficou 0,37 ponto percentual acima do resultado de outubro (0,16%). 

Em transportes, os preços das passagens aéreas caíram 9,48% em novembro. No mês anterior, a alta foi de 28,17%. Mas, apesar da queda, numa breve pesquisa pelos principais buscadores de passagens aéreas, é possível ver que os preços continuam altos. 

Segundo o especialista em milhas e educador financeiro, Rodrigo Góes, durante esse período do ano, por conta da demanda e a natural alta dos preços, as passagens sempre ficam mais caras. Mas, ainda dá tempo de conseguir comprar e planejar uma viagem para aproveitar o natal ou o ano novo em outra cidade. “Ainda tem muita passagem aérea para comprar com milhas. Passagem de 3 mil milhas, por exemplo, é como se fosse menos de R$ 60 + taxa de embarque. Um valor muito inferior se comparado com passagens de ônibus”, disse. 

Para Góes, o planejamento é o segredo de uma viagem tranquila e barata, mas se não foi possível ter essa organização, o jeito então é recorrer às promoções e vantagens de programas de milhagem. Confira as dicas do especialista: 

- Planejamento: “Quando há planejamento, você pode economizar não só nas passagens, mas também na reserva de hotéis. Costumo dizer que quem se planeja, sai na frente. Então, agora é hora de ficar de olho nas promoções e garantir a viagem de fim de ano”, explica. 

- Pesquisa: “Sempre pesquise nos sites de busca de passagem, como Kayak, Skyscanner e Google Fligth, por exemplo. Escolha a data e passagem que mais se encaixa no que está buscando e vá direto ao site da companhia aérea para comparar os programas de milhagem”, enfatiza o especialista. 

- Use suas milhas: “Depois de olhar o programa de milhagem da companhia aérea, é só comparar o que é mais vantajoso. Milhas valem dinheiro! Você pode viaja de graça, caso o valor da venda das milhas acumuladas for maior que o valor da passagem, por exemplo”, conclui.