Atlantica Hospitality International Anuncia Redução Do Consumo De Plástico De "Amenities" Em Suas Propriedades

- Programa de ESG da administradora, o Aja, prevê ações sustentáveis para reduzir impacto no meio ambiente. Novas embalagens fixas trazem como lema “poupar para preservar” 

Com metas de sustentabilidade bem estabelecidas até 2025 por meio do programa Aja, a Atlantica Hospitality International, administradora de hospitalidade com mais de 170 empreendimentos em todo o país, dá continuidade às ações de ESG com movimento para a eliminação de frascos plásticos nos amenities de higiene pessoal e a substituição por dispensers com o mesmo conteúdo em todos os hotéis. 

(Divulgação) 

Para o consumidor, nada muda. Itens, como shampoo, condicionador, sabonete para as mãos e outros, seguem à disposição para uso nas dependências do quarto, mas em embalagens fixas, maiores e com válvula pump. Já para o meio ambiente, a troca representa mais de dois milhões de frascos a menos por ano, representando uma redução de até 12 vezes na produção de plástico, além da diminuição do desperdício dos produtos, que eram trocados diariamente a cada limpeza.

Com o lema “poupar para preservar”, as embalagens foram pensadas para convidar os hóspedes a se engajarem nesse movimento de preservação do meio ambiente. As palavras reduzir, repensar e reutilizar indicam o caminho de reflexão para que o movimento extrapole os limites físicos dos hotéis e se incorpore no dia a dia de todos. 

“Esse movimento que estamos fazendo como empresa nos traz muito orgulho. Antes da pandemia, já vínhamos estudando a possibilidade de realizar essa troca, então a Covid-19 apenas acelerou esse processo. Percebemos um aperfeiçoamento no design, na funcionalidade e na segurança dos produtos oferecidos pelos nossos fornecedores, justamente da maneira que precisávamos. Assim, podemos dizer que o novo conceito de amenities foi cuidadosamente pensado para preservar a comodidade e a exclusividade que sempre oferecemos aos nossos hóspedes.”, afirma Mark Campbell, Diretor de Produtos e Serviços Técnicos, Atlantica.

A substituição dos frascos representa uma economia financeira de até 30% nos gastos totais dos hotéis e otimização no tempo de arrumação dos apartamentos, além da liberação de mais de um terço de área de estoque. “Nossos investidores entendem a importância das ações de ESG para o futuro das próximas gerações, mas também o quanto são financeiramente vantajosas. Assim, seguindo o nosso cronograma de mudança, 54% dos hotéis já efetuaram as compras dos novos dispensers”, complementa o executivo.

A iniciativa segue a tendência mundial de preservação do meio ambiente e os padrões de redes hoteleiras internacionais. A previsão é que, até o final de 2023, todos os hotéis da Atlantica já tenham aderido a nova política de amenities, respeitando a disponibilidade de estoque dos produtos já adquiridos.