Cathay Pacific Anuncia Assinatura De Acordo "Off Take" Com A Aemetis Para Aquisição De SAF

Marcando mais um passo para atingir a meta de uso de 10% de SAF da companhia aérea até 2030

Hong Kong - A Cathay Pacific anunciou hoje a assinatura de um acordo de offtake com a Aemetis para o fornecimento de 38 milhões de galões de combustível de aviação sustentável (SAF) misturados a serem entregues ao longo de sete anos a partir de 2025 a partir do Aeroporto Internacional de São Francisco. A SAF adquirida pode reduzir mais de 80.000 toneladas de emissões de carbono do ciclo de vida, equivalente à quantidade de carbono sequestrado por mais de 1,3 milhão de mudas de árvores cultivadas por 10 anos. O acordo também faz parte da iniciativa conjunta de aquisição do SAF pela aliança oneworld, da qual a Cathay Pacific é membro fundadora. 

(© Cathay Pacific)

O Diretor Executivo, Cathay Pacific, Augustus Tang, disse: "A Cathay Pacific continua a reafirmar seu compromisso de lidar com as mudanças climáticas, apesar desses tempos desafiadores. Nos últimos anos, anunciamos nossa rede de carbono zero até 2050 e nossa meta de alcançar 10% de uso da SAF até 2030. Ao fazer isso, construímos uma estratégia robusta de aquisição de SAF para ajudar a cumprir nossos objetivos. Estamos satisfeitos que este acordo com a Aemetis contribua para esse esforço, e esperamos que ele também envie o sinal certo para a indústria de SAF para incentivar o investimento tão necessário e a expansão de sua cadeia de suprimentos."

O SAF misturado a ser fornecido sob este acordo é 40% SAF e 60% combustível Jet A-1 para atender aos padrões internacionais de mistura. O SAF será produzido na fábrica Aemetis Carbon Zero atualmente em desenvolvimento em Riverbank, Califórnia. A instalação usará madeira residuais para produzir hidrogênio celulósico e combiná-lo com resíduos e óleos sustentáveis não comestíveis. Em seguida, será convertido em SAF usando hidroeletricidade neutra em carbono. Está programado para começar as entregas para Cathay Pacific em 2025.

O SAF fornece benefícios ambientais significativos em comparação com o combustível de jato de petróleo, incluindo uma redução de até 100% nas emissões de gases de efeito estufa em um ciclo de vida, dependendo da tecnologia utilizada. É uma solução vital na descarbonização da aviação nas próximas décadas, especialmente para voos de longa distância.

O Presidente e CEO, Aemetis, Eric McAfee, disse: "O uso do Combustível de Aviação Sustentável pela Cathay Pacific é mais um passo da oneworld para reduzir o impacto ambiental da aviação. O Sustainable Aviation Fuel é uma solução imediata para a descarbonização de viagens aéreas e voos de carga, sem exigir uma nova infraestrutura de abastecimento extensiva ou a substituição cara de aviões."

A Cathay Pacific continua a ser pioneira na transição da indústria da aviação para o uso substancial do SAF, especialmente no apoio ao desenvolvimento e implantação do SAF na Ásia.

Para obter mais informações sobre as iniciativas de Desenvolvimento Sustentável da Cathay Pacific, visite: https://sustainability.cathaypacific.com/