Consumo relacionado ao país que sediará a Copa do Mundo de futebol masculino no fim do ano teve alta de 2.275%; dados são de estudo do Itaú Unibanco e da Rede
Gastos com o turismo estão entre os destaques no consumo no Varejo no 2º trimestre de 2022, segundo dados do relatório Análise do Comportamento de Consumo, do Itaú Unibanco e da Rede. O turismo internacional puxa a alta, com a consolidação da volta das viagens para fora do país: o total gasto no segmento cresceu 287% no intervalo visado pelo estudo, e foi registrado um aumento de 215% na quantidade de operações.
(© Bing Imagens) |
Os Estados Unidos seguem sendo o país com mais gastos dos brasileiros. Mas um dos eventos mais esperados do segundo semestre, a Copa do Mundo de futebol masculino, já tem efeitos no consumo relacionado ao Qatar, país que sediará o evento.
As despesas relacionadas ao destino cresceram impressionantes 2.275%; os setores mais impactados são agências de turismo, com alta de 308% no volume de transações, seguido de passagens aéreas, com +102%.
Apesar do incremento relevante, o setor ainda não alcançou os montantes de antes da pandemia, mas já se aproxima e registra avanço constante desde o 1º tri de 2021.
O relatório Análise do Comportamento de Consumo traz um panorama dos gastos dos brasileiros no 2º trimestre do ano na comparação com o mesmo período de 2021 -- uma análise feita com base nas compras utilizando cartões do Itaú Unibanco e nas vendas realizadas nos sistemas da Rede, empresa de meios de pagamentos do banco.