Iberia Revela Novos Uniformes De Tripulação E Aeroportos Criado Pela Estilista Espanhola Teresa Helbig

- O uniforme da Iberia é uma proposta sofisticada, elegante e funcional que representa um equilíbrio natural entre as marcas de Teresa Helbig e a imagem atual da companhia aérea 

- Para o design desta coleção, o designer inspirou-se nos valores da Iberia: proximidade, vanguarda e dedicação ao serviço 

- Uma coleção que combina artesanato, alta costura e materiais de vanguarda 

- Com o novo uniforme, a companhia aérea dá o toque final ao processo de rebranding iniciado em 2013 e que destaca a sua imagem renovada e atual 

A estreia "no ar" dos uniformes está marcada para o próximo mês de junho e a Iberia quis fazer coincidir com o lançamento da sua renovada proposta gastronômica a bordo de todos os seus voos.

(© Iberia)

O design espanhol nunca voou tão alto. Cerca de 7.000 funcionários da companhia aérea exibirão os novos designs em uma grande vitrine internacional: os quase 140 destinos em 43 países para os quais a companhia aérea voa; numa primeira fase, será feito pelo pessoal de Voo e Aeroporto do Hub de Madrid, e posteriormente serão adicionadas as restantes escalas.


Um Símbolo Que Reflete Uma Equipe Cheia De Comprometimento, Profissionalismo E Talento 

O novo uniforme da Iberia é uma proposta sóbria, elegante e funcional que representa um equilíbrio natural entre as marcas de Teresa Helbig e a imagem atual da companhia aérea que culmina, com este elemento icônico, o processo de renovação da marca iniciado em 2013. 

O designer catalão parte da alfaiataria clássica para criar designs leves e modernos, mas sem se ancorar nas tendências atuais para marcar sua atemporalidade. Uma coleção que combina artesanato, alta costura e materiais de vanguarda em um olhar para o passado de olho no futuro para continuar reinventando o amanhã. 

Com o novo uniforme, a Iberia quer destacar a sua imagem renovada e atual, além de sublinhar o seu compromisso com a moda espanhola e o talento dos criadores da Espanha. Gema Juncá, Diretora de Brand & Marketing, Iberia, comentou: “O novo uniforme é uma peça chave da nossa marca, um sinal de identidade que reforça o nosso compromisso com a moda e os valores da cultura espanhola. Queremos que os nossos colaboradores se sintam orgulhosos de a vestir e de representar a Iberia.” 


A Coleção: Sofisticação E Personalidade 

A proposta de Teresa Helbig baseia-se na alfaiataria clássica - carro-chefe da companhia aérea - para criar um guarda-roupa muito atual, sereno e versátil, que combine o pragmatismo necessário do cotidiano e do vestuário comum para funcionários de voos e aeroportos. 

A coleção reúne vinte peças de vestuário como vestidos, saias, calças, blusas, casacos e acessórios como lenços, gravatas, malas ou luvas, numa clara aposta num estilo elegante, prático e vanguardista, confeccionado com tecidos de qualidade e máxima funcionalidade. 

Peças que fogem da rigidez, mas que preservam a elegância intacta no encontro de uma atemporalidade deliberada, onde há até espaço para piscadelas retrô que se refletem em detalhes como a alta quebra dos casacos, a estreiteza das lapelas e gravatas, a montagem curta de jaquetas ou vestidos e saias lápis. Elementos “muito na moda” também são adicionados, como pregas ou punhos e ombros poderosos. 

O que é chamado para se tornar a peça icônica do uniforme será o vestido; uma peça projetada para ser confortável e sofisticada; fitas de gorgurão, detalhes em vermelho e amarelo e zíperes dourados adicionam um toque de sofisticação e personalidade ao design sem sacrificar a mobilidade. 

Quanto aos acessórios, lenços abertos ou fechados, gravatas, luvas e uma bolsa - inspirada em um clássico da Chanel - realçam a personalidade do uniforme e dão aquele estilo elegante e vanguardista. 

Como novidades, o uniforme incorpora - além do sapato clássico com salto alto e médio - sapatos baixos (sem salto) e uma peça tão atual e funcional quanto o calçado esportivo, juntamente com o colete de penas como alternativa ao casaco masculino e um novo design na gola da malha que inclui um detalhe corporativo na manga para dar energia ao look


Esta É A Gama Cromática: O Equilíbrio Do Azul, A Calma Do Cru, A Energia Do Vermelho E A Vitalidade Do Amarelo 

A gama cromática da coleção limita-se aos tons de azul marinho, cru e às cores identificadoras da Iberia: vermelho e amarelo. 

O azul marinho - que representa equilíbrio e profissionalismo - é a cor predominante na coleção desenhada por Helbig. Combina perfeitamente com a crueza calma das blusas e camisas, e com a energia do vermelho e do amarelo nos detalhes que se apresentam estrategicamente nos punhos, gola, costas e aberturas, e se revelam com movimento, proporcionando riqueza visual. 

Vermelho encarna paixão, dedicação e vitalidade. As blusas e o vestido incorporam uma guarnição vermelha no pescoço, a gravata adiciona uma faixa vermelha adicional e as malhas são vermelhas para facilitar a identificação de comissários de bordo, supervisores e gerentes de serviço. 

Por sua vez, a cor cru das blusas e camisas representa autenticidade e neutralidade, e complementa o mosaico de tons como se fosse uma segunda pele.


Proximidade, Vanguarda E Dedicação Ao Serviço, Os Valores Da Iberia Que Inspiraram Teresa Helbig 

Para o design desta coleção, o designer inspirou-se nos valores da Iberia: proximidade, vanguarda e dedicação ao serviço. 

Um dos principais desafios tem sido adaptar o conceito criativo da alta costura à produção em massa e às necessidades dos diferentes perfis e necessidades de trabalho dos funcionários que irão vesti-la. “Quero que eles se sintam bonitos, favorecidos, empoderados e orgulhosos de nos vestir”, diz Helbig. 

Em sua proposta, a estética e o design prevalecem acima de tudo, buscando o equilíbrio entre funcionalidade e beleza. “Criamos esta proposta por emoção, porque voar e desenhar são muito parecidos: ambos tentam materializar sonhos. Não pensamos nessas peças como meros uniformes, mas como peças de vestuário que, além de confortáveis ​​e funcionais, são lisonjeiras e mantêm seu estilo e elegância ao longo dos anos”, enfatiza o designer

Teresa Helbig - uma verdadeira referência da moda espanhola - é a primeira mulher a desenhar o uniforme Iberia e junta-se à lista de designers - Pedro Rodríguez, Manuel Pertegaz, Elio Bernhayer, Alfredo Caral e Adolfo Domínguez - que desde 1952 até 2022 fizeram o seu know-how à disposição da companhia aérea para a criação de seus uniformes.