Finnair Instala Filtros HEPA Em Toda Frota De ATR´s Como Medida De Biossegurança

A Finnair está instalando filtros de partículas de alta eficiência (HEPA) no sistema de recirculação de toda a sua frota de turboélices ATR como uma das primeiras companhias aéreas do mundo.

(© Google Imagens)

O sistema de filtragem de ar HEPA é a tecnologia mais eficaz para limpar e purificar o ar dos compartimentos de aeronaves. A filtragem de partículas remove poeira, alérgenos, bactérias, vírus e outras partículas irritantes do ar da cabine com uma eficiência de 99,97%. As aeronaves Airbus e Embraer da Finnair já estão equipadas com filtros HEPA, e agora os filtros HEPA estão disponíveis também para aeronaves ATR.

A frota ATR da Finnair consiste atualmente de doze aeronaves, operadas pela companhia aérea parceira da Finnair, Norra, em rotas de curta distância no tráfego doméstico e regional. As instalações dos filtros HEPA na frota ATR começarão em junho e serão concluídas no início de 2022.

“Cuidar bem da saúde e segurança de nossos clientes e funcionários é sempre nossa maior prioridade. Ao introduzir filtros HEPA em nossa frota ATR, estaremos elevando ainda mais o nível de higiene em nossas aeronaves ATR de um padrão já alto”, disse Juha Ojala, Vice-Presidente de Operações Técnicas da Finnair.

Stéphane Viala, Vice-Presidente Sênior de Engenharia da ATR, acrescenta: “Na ATR, levamos muito a sério a segurança das tripulações e dos passageiros dos nossos operadores, e a qualidade do ar dentro da cabine sempre foi um foco central. Nossa aeronave já estava segura para voar e estamos felizes por torná-la ainda mais segura com filtros HEPA.”


Ventilação Eficaz Reduz O Risco De Infecção

Graças à ventilação e filtragem eficientes do ar, os aviões são um lugar improvável para pegar vírus. O ar fresco é fornecido a partir do nível da bagageira superior e extraído ao nível do chão, o que significa que não há fluxo de ar para a frente ou para trás ao longo da cabine. O ar da cabine muda a cada três minutos.

O risco de infecção durante o vôo pode ser reduzido ainda mais com medidas de segurança adicionais. Finnair exige que todos os passageiros com mais de sete anos usem uma máscara. A Finnair também fez várias alterações em seu serviço de bordo, que visam reduzir os contatos entre a tripulação de cabine e os passageiros, bem como movimentos desnecessários na cabine. Além disso, as autoridades em muitos países atualmente exigem que os viajantes tenham um resultado negativo no teste de coronavírus antes de viajar.