Swedavia É Afetada Em -86% Em Suas Operações No 1Q21

Os resultados da Swedavia no primeiro trimestre são fortemente afetados pelos efeitos da pandemia covid-19 nas viagens. As viagens nos aeroportos da empresa diminuíram durante o período em 86%, o que significa que a Swedavia reporta um prejuízo pelo quarto trimestre consecutivo. O lucro operacional chega a SEK -381 milhões. As vendas líquidas da empresa diminuíram 63% para SEK 457 milhões (SEK 1.245 milhões).

Aeroporto de Estocolmo Arlanda. (Swedavia © Victoria Ström)

"Ainda é uma situação muito difícil para todos os participantes do mercado de aviação, inclusive a Swedavia. Tomamos medidas fortes para reduzir nossos custos em até um bilhão em uma base anual, mas isso foi apenas parcialmente capaz de neutralizar os efeitos da pandemia covid-19 em nossos resultados. Agora é crucial que os programas de vacinação em todo o mundo sejam bem-sucedidos e que certificados de saúde para viagens que funcionem e sejam harmonizados internacionalmente possam ser lançados. Quanto mais rápido isso acontecer, mais rápido serão as oportunidades para as pessoas poderem viajar e se encontrar novamente", disse Jonas Abrahamsson, presidente e CEO da Swedavia.

Durante o primeiro trimestre de 2021, 954.000 passageiros viajaram de ou para os aeroportos da Swedavia. Isso é 86%, ou quase 5,7 milhões de passageiros, menos do que no período correspondente do ano passado, que foram afetados apenas em menor grau pela pandemia. As vendas líquidas totalizaram SEK 457 milhões (SEK 1.245 milhões) e foram 63% menores em comparação com o primeiro trimestre de 2020. O lucro operacional totalizou SEK -381 milhões (275) e foi positivamente afetado por, entre outras coisas, apoio à reestruturação do governo de SEK 239 milhões.

Em 21 de abril, o governo anunciou que vai trabalhar para o aeroporto Bromma Estocolmo a ser encerrado prematuramente e que uma investigação está agora sendo nomeada para analisar as condições para isso e garantir a capacidade futura do aeroporto Arlanda de Estocolmo.

No ano passado, a Swedavia foi convidada por seus proprietários a, do ponto de vista de negócios da empresa, descrever as consequências de uma possível decisão política de encerrar a Bromma prematuramente. Na análise, a Swedavia conclui que a consolidação da capacidade de voo de Estocolmo para o Aeroporto de Estocolmo Arlanda é preferível para garantir competitividade e acessibilidade a longo prazo, desde que Arlanda tenha condições a longo prazo para se desenvolver de acordo com as necessidades da sociedade.

"Para garantir uma capacidade aeroportuária sustentável a longo prazo na Suécia, Arlanda deve ter condições claras de desenvolvimento em linha com as necessidades do mercado e da sociedade. Isso se aplica ao próprio aeroporto, mas também ao transporte de e para ele - por exemplo, o tráfego ferroviário. Do último ponto de vista, é, portanto, preocupante que a lei de infraestrutura que o governo apresentou recentemente não afete de forma alguma esses reforços que são absolutamente necessários para a acessibilidade sueca, nem aborde o papel do aeroporto em um sistema de transporte eficiente e intermodal", diz Jonas Abrahamsson.

"Como acontece com todas as decisões de infraestrutura de longo prazo, é desejável ter uma base política tão ampla quanto possível para criar clareza e previsibilidade para todos os atores envolvidos", diz Jonas Abrahamsson .

O relatório intercalar completo está disponível no site da Swedavia: Sobre a Swedavia - Informações financeiras: www.swedavia.se/om-swedavia/finansiell-information/.