ETC: Pesquisa Revela Pretenção Dos Europeus Para Férias De Verão

 - 54% dos europeus pretendem fazer uma viagem antes do final de julho de 2021, revelando a forte demanda reprimida para retomar viagens

- 1 em cada 3 europeus acredita que maio-julho é o período mais viável para a próxima viagem

- Aumentar a eficiência do lançamento da vacina continua sendo o fator crucial para o início das viagens na Europa

Bruxelas - Apesar dos bloqueios contínuos e do conselho para evitar viagens não essenciais, o sentimento de viagem dos europeus mantém uma trajetória ascendente, com 54% dos entrevistados planejando viajar nos próximos seis meses, seja no mercado interno ou em outro país europeu. Isso é de acordo com o último relatório "Monitorando Sentimento para Viagens Domésticas e Intra-Européias - Onda 5" publicado pela Comissão Europeia de Viagens (ETC).

(© ETC)

Este relatório mensal fornece informações atualizadas sobre o impacto do COVID-19 nos planos de viagem e preferências dos europeus em relação aos tipos de destinos e experiências, períodos de férias e ansiedades relacionadas com viagens nos próximos meses. O relatório apresenta dados coletados em janeiro de 2021.

Os Viajantes Colocam A Saúde E A Segurança Em Primeiro Lugar

Após a introdução de regras de viagem mais rígidas em toda a Europa, a possibilidade de ficar em quarentena e o aumento de casos COVID-19 em destinos são agora de igual preocupação (15%) para europeus que desejam viajar. Enquanto isso, a maioria dos entrevistados (69%) compartilhou que se sentirão mais seguros e relaxados se os destinos tiverem protocolos rígidos de saúde e segurança em vigor, enquanto apenas 21% dos entrevistados afirmam que os protocolos podem, em certa medida, estragar a experiência de viagem.

Ao mesmo tempo, as vacinas COVID-19 continuam a ser o principal motivador para retomar as viagens, trazendo a esperança de que uma implementação em massa em toda a Europa contribuirá para a recuperação do turismo. 11% dos europeus indicaram que a campanha eficaz de vacinas COVID-19 desempenharia um papel significativo em sua decisão de pegar a estrada novamente, seguida pela eficácia dos destinos na gestão da crise de saúde (11%) e testes COVID-19 antes da partida ( 10%).


Destinos De Sol E Praia Já Em Alta

O interesse dos europeus em férias de sol e praia aumenta com a aproximação dos meses mais quentes. De acordo com os resultados do inquérito, ao longo terço dos europeus (34%) estão otimistas sobre a tomada de sua próxima viagem entre maio e julho de 2021. Os viajantes do Reino Unido, França, Alemanha, Suíça e Áustria são os mais entusiasmados com planejamentos de uma fuga do litoral.

Notavelmente, os europeus também estão mais ansiosos agora para cruzar as fronteiras, com 41% dos entrevistados desejando viajar para outro país europeu, o número mais alto desde o início da pesquisa. Em comparação, 35% ainda preferem fazer viagens domésticas.


A Confiança Nas Viagens Aéreas Está Aumentando

A confiança nas viagens aéreas continua a melhorar gradualmente e também apóia esperança de recuperação das viagens intra-europeias. A proporção de europeus que planejam viajar de avião aumentou progressivamente de 49% em setembro de 2020 para 54% em janeiro de 2021, enquanto a porcentagem de pessoas que têm preocupações com a saúde em voar caiu de 20% para 16%.

O resumo completo pode ser baixado em (em inglês): https://etc-corporate.org/reports/monitoring-sentiment-for-domestic-and-intra-european-travel-wave-5/.