FITUR Comemora 40 Anos Com Sua Edição Mais Profissional E Internacional

A próxima edição da FITUR, organizada pelo IFEMA acontecerá na Feria de Madri, de 22 a 26 de janeiro de 2020, e está novamente emergindo como o maior evento de referência internacional no setor de turismo

E, com as excelentes previsões de participação, alinhadas aos bons dados da indústria do turismo, este ano soma-se a comemoração do 40º aniversário da Feira, uma ocasião especial que será a final de toda uma série de iniciativas já em curso e que visam dar continuidade à trajetória de sucesso e ascendente da FITUR.


Sustentabilidade, tecnologia e experiência, permanecerá como eixos principais de FITUR, para a promoção de ações para crescer em profissionalismo, representatividade e internacionalidade irá juntar-se e, assim, superar os resultados da última edição, que reuniu mais de 11.000 empresas expositoras de 160 países e até 253.000 participantes.

Para fazer isso, a organização da FITUR prestou especial atenção ao reforço dos seus programas de convidados internacionais e a agenda de reuniões B2B, tanto do programa global, FITUR B2B Match, como incentivos de turismo, reuniões e viagens de negócios especializada, MICE FITUR, lançado pela primeira vez no ano passado. Ambas as agendas provaram ser uma ferramenta de eficácia comprovada para favorecer contatos profissionais e trocas comerciais, como mostram as 9.150 reuniões de negócios realizadas no ano passado no âmbito dessas atividades.

Por outro lado, e tendo em vista as expectativas de uma maior participação de empresas e destinos, está prevista a extensão da área de exposição do FITUR 2020, para realizar um crescimento ordenado ao longo dos 10 pavilhões do eixo central do recinto do IFEMA. Desta forma, será adicionado o espaço que já foi ocupado pelo FITUR, o pavilhão 1, que concentrará a oferta da África, deixando o pavilhão 6 em sua totalidade para a Ásia-Pacífico. O restante das áreas manterá sua articulação usual que coloca o Oriente Médio no pavilhão 2; América no Hall 3; Europa no Hall 4; Empresa, Tecnologia e Empreendimento Global, no Pavilhão 8; Empresa e Associações, no pavilhão 10, e Entidades e Organismos Oficiais Espanhóis, nos pavilhões 5, 7 e 9.

Da mesma forma, a FITUR continuará a aprofundar a especialização e o crescimento de algumas das seções recentemente introduzidas, como FITUR CINE e FITUR FESTIVALES, às quais adicionará novas plataformas com significativo potencial de desenvolvimento.

A feira também já apresentam estabelecida espaços monográficos, como a FITUR GAY (LGBT +) e FITUR saúde e a FITURTECHY e FITUR SABE seções, onde a tecnologia é mostrada como uma ferramenta indispensável para o crescimento e progresso do setor para o conceito de turismo inteligente.

Por outro lado, o Observatório FITUR NEXT continua avançando no processo de identificação e seleção de boas práticas que promovam o turismo com impacto positivo em todo o mundo. Iniciativas que, além disso, podem ser replicadas, que contribuam para a inovação das empresas e para uma melhor gestão dos destinos e que tenham uma visibilidade marcante no Evento.

O conteúdo do conhecimento terá também o seu referente máximo no programa de dias de cada uma das seções da feira, bem como nas diferentes atividades, que se organizam no âmbito das entidades internacionais da FITUR, como a Organização Mundial de Turismo, OMT; a Conferência Ibero-Americana de Ministros e Empresários de Turismo, CIMET; INVESTOUR e o Conselho Mundial de Viagens e Turismo, WTTC.

Fonte: Expresso