Prêmio Turismo Responsável É Entregue A La Maleta de Carla

A Fundação InterMundial Seguros entregou na última quinta-feira o Prêmio Turismo Responsável que organiza em conjunto com a Feira Internacional de Turismo (FITUR), a Organização Mundial do Turismo (UNWTO) e o Instituto Tecnológico Hoteleiro (ITH). Os quatro vencedores desta segunda edição do prêmio foram selecionados entre as mais de 70 indicações recebidas de sete países.


O Prêmio Turismo Responsável reconhece o envolvimento de empresas de turismo que trabalham pelo desenvolvimento de um tipo de turismo que defende práticas responsáveis ​​com o meio ambiente, a economia e a sociedade local dentro de seu modelo de negócios. Este prêmio é composto por quatro categorias: Hotelaria, Transporte, produtos e serviços turísticos, Destinos e, como novidade este ano, com o objetivo de acomodar os novos players do setor, a Blogosfera.

Durante a cerimônia de entrega, realizada no âmbito da Fitur, Manuel López, patrono da InterMundial Seguros Foundation, destacou a necessidade de valorizar as práticas responsáveis ​​que permitem um turismo sustentável ao longo do tempo, já que, em suas próprias palavras, "Ninguém quer um mundo sem turismo". Da mesma forma, durante seu discurso, Manuel López agradeceu o envolvimento da Fitur e da OMC no apoio a este prêmio, que já se tornou referência para o setor.


Vencedores

O II Prêmio de Turismo Responsável na categoria Hotelaria caiu para os Paradores de Turismo de Espanha por suas iniciativas responsáveis.

Joan Molas, presidente da Confederação Espanhola de Hotéis e Alojamento Turístico (CEHAT) entregou o prêmio a Oscar Lopez, presidente da Paradores e Francisco Contreras, diretor do Parador de El Saler.

O II Prêmio de Turismo Responsável na categoria Transporte, produtos e serviços turísticos foi recebido pela Costa Cruzeiros por sua iniciativa 4GOODFOOD com a qual a empresa assumiu o compromisso de reduzir em 50% o excedente alimentar gerado em seus navios.

Francisco Javier del Nogal, patrono da Fundação InterMundial Seguros, entregou o prêmio correspondente a Rafael Fernández-Álava, diretor de Marketing e Comunicação da Costa Cruzeiros.

Na categoria de Destinos, o prêmio recaiu sobre o Ministério do Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia. O prêmio reconhece o programa de iniciativa do Turismo e Paz, que incentiva a Colômbia para promover os destinos mais afetadas pelo conflito armado interno, destacando sua biodiversidade e municípios, fornecendo os recursos necessários para o seu desenvolvimento.

O vice-ministro do Turismo da Colômbia, Juan Pablo Franky Marín, ficou encarregado de receber o prêmio de Jaime Cabal, vice-secretário geral da Organização Mundial do Turismo.

Finalmente, na nova categoria da Blogosfera, foi levantada com o prêmio o blog La Maleta de Carla.

De suas linhas, este blog de viagens torna os leitores conscientes do impacto ambiental causado pela má gestão de resíduos. O objetivo da mala de Carla é divulgar diferentes alternativas para evitar o desperdício de um uso durante a viagem e converter a hashtag #ViajarSinPlástico em realidade.

Ana Larrañaga, diretora da Fitur e nova diretora da Feira de Negócios do Ifema, foi encarregada de entregar este prêmio à autora do blog, Carla Llamas.