São Paulo - A Emirates está ampliando sua plataforma de treinamento imersivo MIRA para atender a sua prioridade número um: a segurança. A equipe de tripulação de cabine da companhia aérea, que já conta com quase 23 mil membros e está em rápida expansão, responsável pela segurança de milhões de passageiros a cada ano, em breve poderá realizar seu treinamento recorrente de SEP (Procedimentos de Segurança e Emergência) na plataforma MIRA.
O treinamento virtual autoguiado foi desenvolvido para atender aos requisitos da GCAA (órgão de aviação dos Emirados Árabes Unidos) e de outros órgãos reguladores, mantendo a integridade e a qualidade dos programas de treinamento excepcionais da Emirates.
A plataforma apresenta interiores das cabines das aeronaves Airbus A380, Boeing 777 e Airbus A350 que são fotorrealistas, de alta fidelidade e totalmente modelados, além de escorregadeiras de emergência, pista, pontes suspensas e diferentes vistas de água e terra. Além disso, possui recursos sonoros e imagens hiper-realistas. Cenários para múltiplos usuários com avatares que desempenham o papel de membros da tripulação vão garantir a reprodução precisa dos procedimentos operacionais padrão.
Embora a icônica tripulação de cabine da Emirates seja conhecida por oferecer o serviço exclusivo da companhia aérea, sua principal responsabilidade é garantir a segurança a bordo. O treinamento SEP na plataforma MIRA foi desenvolvido para complementar a metodologia atual e será fornecido inicialmente com dois módulos: operações de portas de aeronaves e combate a incêndios, que são aspectos essenciais da segurança a bordo.
Abrir e fechar as portas pesadas das aeronaves exige habilidades e experiência. Se aberta incorretamente, a escorregadeira de emergência pode inflar, causando ferimentos e danos à aeronave e às pontes suspensas. É por isso que a tripulação de cabine é obrigada a fazer o treinamento SEP todo ano.
Em breve, a tripulação de cabine da Emirates realizará as operações de portas virtualmente para avaliar suas habilidades nas operações de portas normais e de emergência e procedimentos operacionais padrão.
Habilidades de combate a incêndios também são essenciais para a tripulação de cabine. A plataforma MIRA vai apresentar uma série de cenários de incêndios em fornos, compartimentos superiores e banheiros. A tripulação de cabine terá a chance de demonstrar suas habilidades no uso de extintor de incêndio totalmente modelado com efeitos visuais e sonoros de fumaça e chamas, além de substâncias de extinção de incêndio.
“A Emirates está preparando a sua tripulação para a próxima era de crescimento e expansão da companhia aérea, incorporando as mais recentes inovações com nossa liderança, melhores práticas e excelência em treinamento. O treinamento SEP eficaz e eficiente é uma necessidade absoluta para o nosso ambicioso roteiro de crescimento – 315 aeronaves encomendadas e 30 mil tripulantes de cabine até 2030. Com a plataforma MIRA, agora podemos expandir de forma rápida e significativa o treinamento da nossa tripulação para atender às demandas comerciais. Este é um movimento ousado, corajoso e estratégico que moldou o estilo do nosso treinamento para o futuro.”, explica o Comandante Bader Al Marzooqi, Vice-Presidente Sênior de Treinamento de Voo, Emirates.
O treinamento SEP recorrente da Emirates na plataforma MIRA foi criado para trazer ainda mais benefícios para a tripulação, equipe de treinamento e experiência do cliente. A companhia aérea vai usar sua plataforma atual, otimizando ativos criativos e estendendo-a para uma experiência de treinamento de funcionários mais holística e completa.
Os módulos em 3D com fones de realidade virtual (RV) podem ser executados em três modos diferentes: Teach (ensino), Practice (prátic) e Assessment (avaliação). Cerca de 8 a 10 tripulantes de cabine podem ser treinados e avaliados simultaneamente em seu próprio espaço de RV no mesmo cenário. Instrutores e facilitadores podem usar uma variedade de métricas para ajustar os programas de treinamento.
Uma versão em 2D pode ser acessada por todos os dispositivos móveis, laptops e desktops, permitindo que a tripulação de cabine não se desloque para os locais de treinamento com horários fixos. Desta forma, a tripulação pode praticar e atualizar seus conhecimentos a qualquer hora, em qualquer lugar - relaxando em casa, entre voos ou ainda no caminho para o trabalho. O fato de não precisar construir e manter unidades de treinamento, reproduzir interiores e adquirir equipamentos trará economias importantes - tanto ecológicas quanto financeiras.
A equipe de treinamento pode recriar situações complexas ou de perigo de qualquer intensidade em um ambiente seguro. Com isso, a tripulação pode praticar os piores cenários e cometer erros até que esteja totalmente pronta e confiante para lidar com situações de emergência a bordo. O treinamento na plataforma MIRA também pode ajudar a acalmar os nervos da nova tripulação de cabine, pois pode ser feito repetidamente, reforçando o conhecimento e a compreensão com engajamento.
Em 2023, o Emirates Group começou a usar a plataforma MIRA, sua plataforma digital futurística e imersiva e a primeira da indústria da aviação. A plataforma está transformando as experiências dos funcionários da Emirates, principalmente dos membros da tripulação de cabine e novos contratados. Hubs virtuais, treinamento virtual, ambientes gamificados, experiências simuladas e muito outros recursos em 3D foram incorporados à plataforma MIRA.