WTTC apela a uma ação urgente para desbloquear o potencial dos empregos para mulheres e jovens
Belém, Brasil - O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), em colaboração com o Ministério do Turismo do Reino da Arábia Saudita lançou hoje um novo relatório revelando o forte impacto da pandemia no emprego de mulheres e jovens no setor global de Viagens e Turismo.
(© WTTC) |
Quase 70 milhões de pessoas que trabalham em Viagens e Turismo perderam seus empregos durante a pandemia, mas mulheres e jovens foram desproporcionalmente afetados porque suas funções eram mais propensas a serem desempenhadas nas áreas mais afetadas, como hospitalidade e serviços de alimentação.
Embora o setor tenha visto uma forte recuperação, o relatório "Tendências sociais no emprego em viagens e turismo" descobriu que ele empregou 42 milhões de mulheres e pouco mais de 16 milhões de jovens em 2022, notavelmente abaixo dos 48,4 milhões de mulheres (-13%) e quase 19 milhões de jovens trabalhadores (15%) apoiados pelo setor em 2019.
Embora o setor continue sendo uma fonte vital de empregos para grupos sub-representados, o relatório deixa claro que mais deve ser feito para garantir uma recuperação inclusiva e equitativa.
O relatório, que analisa as tendências de emprego em 185 economias de 2019 a 2022, destaca o potencial do setor como um dos principais impulsionadores do crescimento econômico inclusivo e do progresso social.
É fundamental que aprendamos com essas dificuldades e implementemos medidas para proteger esses grupos de serem afetados desproporcionalmente em crises futuras.
De acordo com os últimos dados do EIR, em 2023, a contribuição do setor de Viagens e Turismo para o PIB aumentou 29,1% acima dos níveis pré-pandemia, superando a média global, que permaneceu 4,1% abaixo. No entanto, apesar dessa recuperação econômica, a recuperação social continuou atrasada, principalmente para mulheres e jovens, que têm maior probabilidade de ficar presos em funções informais, de meio período ou de baixa remuneração, sem segurança ou potencial de crescimento.
Julia Simpson, Presidente e CEO, WTTC, disse: “Este relatório destaca o potencial extraordinário de Viagens e Turismo para impulsionar o crescimento inclusivo, mas também ressalta a necessidade urgente de ação. Mulheres e jovens são a espinha dorsal do nosso setor, mas continuam enfrentando barreiras significativas. Ao investir em habilidades, promover políticas inclusivas e fomentar o empreendedorismo, podemos desbloquear todo o potencial desses grupos e garantir que nosso setor lidere o caminho na criação de oportunidades de emprego significativas e sustentáveis.”
O relatório também destaca que as mulheres continuam sub-representadas em cargos de alta remuneração e liderança, com a divisão de gênero no emprego em Viagens e Turismo quase refletindo a da economia em geral. Trabalhadores jovens, que representam uma parcela maior da força de trabalho do setor de Viagens e Turismo em comparação à economia em geral, enfrentam desafios específicos no acesso a empregos estáveis.
O Ministro do Turismo da Arábia Saudita, Sua Excelência Ahmed Al Khateeb, comemorou as conclusões do relatório conjunto e enfatizou o compromisso do Reino em apoiar o emprego de jovens e mulheres no setor de Viagens e Turismo.
“A Visão 2030 da Arábia Saudita ressalta o comprometimento do Reino em garantir que Viagens e Turismo sejam um fator-chave na mudança social”, disse ele.
“Nossos investimentos substanciais em 2024 incluem 375 milhões de riais para treinamento de desenvolvimento de habilidades de guias turísticos locais que adquirem profundo conhecimento da rica história e paisagens de nossa nação. Outros estão se tornando empreendedores, focando em criatividade, liderança e habilidades digitais. Em 2022, o emprego de mulheres sauditas no turismo foi o quinto de crescimento mais rápido entre os países do G20. O foco na localização de serviços, em áreas como AlUla e Diriyah, criou novas oportunidades para mulheres em empregos de turismo patrimonial. Por meio de parcerias mais fortes, o turismo pode se transformar em um veículo para o desenvolvimento inclusivo, criando um futuro mais justo e próspero para todos.”
Este relatório conjunto pede ações urgentes para abordar essas disparidades e maximizar o potencial do setor como um impulsionador do crescimento inclusivo.
As principais áreas de foco para governos e o setor de Viagens e Turismo incluem:
- Desenvolver políticas de formação de competências e de igualdade de género
- Melhorar as oportunidades de emprego para mulheres e jovens
- Investir em programas de educação e liderança
- Implementar práticas de contratação inclusivas e remuneração igualitária
- Apoiar acordos de trabalho flexíveis e cuidados infantis
- Promover o empreendedorismo através do apoio a startups e pequenas empresas
'Tendências sociais em empregos em viagens e turismo' serve como um chamado claro para governos e empresas em todo o mundo: priorizar a inclusão de mulheres e jovens na força de trabalho, investir em suas habilidades e futuro e garantir que os benefícios de viagens e turismo sejam compartilhados por todos.