UN Tourism E Cazaquistão Colocam A Sustentabilidade, Educação E Inovação No Centro Do Desenvolvimento Do Turismo

A UN Tourism concordou em trabalhar com o Ministério do Turismo e Esportes da República do Cazaquistão para promover o desenvolvimento do turismo sustentável no país 

Astana, Cazaquistão - Em visita oficial, o Secretário-Geral de turismo da ONU, Zurab Pololkiashvili, reuniu-se com o Presidente do Cazaquistão, Sua Excelência, Kassym-Jomart Tokayev, para discutir caminhos para uma colaboração mais estreita em torno de objetivos compartilhados. 

(© UN Tourism) 

No âmbito de sua visita a Astana, o Secretário-Geral participou de uma mesa redonda organizada pelo escritório de Assuntos do Presidente, que reuniu as partes interessadas do turismo do país para discutir o estado atual do setor de turismo do Cazaquistão, seus desafios e prioridades estratégicas. Um Memorando de Entendimento assinado com o Ministério do Turismo e Esportes estabelece áreas-chave de colaboração para desenvolver o turismo de forma inclusiva e sustentável. 

O Secretário-Geral Pololikashvili disse: "A ONU Turismo tem orgulho de trabalhar com a República do Cazaquistão para aproveitar o poder incomparável do turismo sustentável para impulsionar o crescimento e apoiar o desenvolvimento. Ao trabalharmos juntos para promover a inovação e impulsionar os investimentos no setor, podemos criar muitos novos empregos, apoiar empresas de todos os tamanhos e preservar e promover ao mesmo tempo o rico patrimônio, o meio ambiente e a cultura do Cazaquistão." 


Colaboração em Inovação e Investimentos 

Paralelamente à reunião com o Presidente Tokayev, a delegação de turismo da ONU também manteve conversas de alto nível com o Ministro do Turismo e Esportes, Yerbol Myrzabossynov, e o Ministro do Desenvolvimento Digital, Inovação e Indústria Aeroespacial, Zhaslan Madiyev. As discussões se concentraram na implementação do Memorando de Entendimento assinado entre as duas partes, reconhecendo a importância de fortalecer o setor de turismo em toda a República. 

De acordo com os termos do MoU, o Turismo da ONU cooperará com o Ministério nas seguintes áreas:

Desenvolvimento sustentável de destinos: Apoiar o desenvolvimento sustentável de vários destinos em toda a República do Cazaquistão, incluindo esforços promocionais para atrair visitantes internacionais e diversificar os benefícios sociais e econômicos que o setor oferece. 

Digitalização no Turismo: Desenvolver e implementar ferramentas e plataformas digitais para aprimorar a experiência do turista, promover o uso de tecnologias inovadoras e apoiar o desenvolvimento de viagens inteligentes por meio de esforços conjuntos para um primeiro centro global de Digitalização no Turismo em Astana. 

Educação e Treinamento: Desenvolver programas de treinamento e programas de intercâmbio e bolsas de estudo para estudantes e profissionais ganharem exposição internacional, bem como apoiar a criação de centros de pesquisa, incluindo a possibilidade de uma nova Academia Internacional no país. 

Inovação no turismo: Promover a inovação no turismo, promovendo soluções criativas, e desenvolver e apoiar um ecossistema de inovação turística que nutra talentos e empreendedores, impulsionando o crescimento e a sustentabilidade. 

Promoção de investimentos no turismo: Compartilhar conhecimento sobre a promoção de investimentos para o setor de turismo, fomentar a colaboração e realizar projetos conjuntos de pesquisa para coletar dados e insights sobre tendências, impactos e oportunidades de investimento do turismo na República do Cazaquistão e suas regiões. 


Celebrando a Cultura e o Turismo Nômades 

Por ocasião da visita oficial ao Cazaquistão, a liderança do Turismo da ONU foi convidada para a abertura dos 5º Jogos Nômades Mundiais. A competição internacional visa manter as tradições nômades e serve como atração turística, mas também como meio de preservar o patrimônio cultural único. Os Jogos Nômades Mundiais estão incluídos na Lista do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO.