- Copa Airlines e Instituto Técnico Dom Bosco (ITBD) assinam acordo para promover a criação de um bacharelado para a formação de técnicos aeronáuticos
- O acordo inclui estágios estudantis no Centro de Manutenção da Copa, além de bolsas de estudo e investimento em equipamentos didáticos
Cidade do Panamá - A Copa Airlines, subsidiária da Copa Participações, S.A. e membro da rede global de companhias aéreas Star Alliance, anunciou a assinatura de um acordo de cooperação técnica com o Instituto Técnico Dom Bosco (ITBD), em apoio ao implementação do bacharelado com foco no Programa de Formação de Técnicos de Manutenção Aeronáutica (TMA) a partir de março de 2024.
![]() |
(Divulgação) |
"Na Copa Airlines reconhecemos a importância da educação na formação do futuro líderes e profissionais da área da aviação. Através desta aliança com o Instituto Técnico Dom Bosco (ITDB) contribuímos para o crescimento e desenvolvimento da juventude panamenha, proporcionando-lhes oportunidades de aprendizagem significativas que se traduzam em oportunidades de emprego na indústria de aviação do Panamá", disse Rafael Samudio, Vice-Presidente de Operações Técnicas, Copa Airlines.
Este Programa de Treinamento para Técnicos de Manutenção de Aviação (TMA) oferecerá aos alunos uma combinação de aulas teóricas no Instituto Técnico Dom Bosco com práticas supervisionadas no Centro de Manutenção da Copa Airlines, localizado no Aeroporto Internacional de Tocumen. O convênio também inclui apoio com bolsas para alunos e investimento em equipamentos necessários ao aprendizado.
A proposta do Instituto Técnico Dom Bosco é promovida pela Autoridade de Aeronáutica Civil (AAC) e endossado pelo Ministério da Educação do Panamá (MEDUCA), garantindo os mais altos padrões educacionais e de segurança.
Esta iniciativa complementa os esforços que, desde 2014, a Copa Airlines tem realizado através da sua Academia de Técnicos Aeronáuticos (ATA), para formar jovens talentos panamenhos altamente treinados, em trabalhos de manutenção e inspeção de sistemas aeronáutico. Até o momento, 132 panamenhos se formaram na ATA e fazem parte do Modelo de companhia aérea.