O Grupo Qantas anunciou no inicio desta semana que Vanessa Hudson se tornará a próxima CEO e Diretora Administrativa, substituindo Alan Joyce quando ele se aposentar em novembro de 2023.
![]() |
Vanessa Hudson é a nova CEO do Grupo Qantas onde Alan Joyce liderou por 15 anos. (© Qantas) |
A Sra. Hudson é atualmente a Diretora Financeira do Grupo e trabalhou em vários cargos executivos em todo o Grupo ao longo de 28 anos, incluindo Chief Customer Officer e Senior Vice President, Qantas nas Américas e na Nova Zelândia.
A Sra. Hudson continuará em sua função atual, ao mesmo tempo em que foi designada como CEO e ingressou no Conselho, antes de assumindo o cargo de 13º CEO da companhia aérea em 103 anos após a Assembleia Geral Anual. Um o anúncio de um novo CFO será feito nos próximos meses.
O Presidente Richard Goyder disse que a nomeação ocorreu após um rigoroso processo de seleção e permite uma transição suave do atual CEO Alan Joyce.
O Sr. Goyder disse: “Muito se pensou nesta sucessão e o Conselho teve uma série de candidatos a considerar, tanto interna como externamente.
“Vanessa tem um profundo conhecimento deste negócio depois de quase três décadas em uma variedade de funções, tanto onshore e offshore, comercial, cliente e financeiro. Ela tem uma quantidade enorme de companhias aéreas experiência e ela é uma líder excepcional.
“Nos últimos cinco anos, Vanessa teve participação direta na definição de nossa estratégia como membro do Grupo. Comitê de Gestão e sua gestão da carteira de finanças e tesouraria durante a crise do COVID foi excelente. Ela também liderou o processo de seleção de frota em 2022 para a renovação de nossos jatos domésticos na próxima década.
“Um dos principais pontos fortes da Qantas é a profundidade de talento que ela possui, e Vanessa será apoiada por um profundo banco de executivos em toda a organização, bem como pelo Conselho”, acrescentou Goyder.
A Sra. Hudson disse: “É uma honra absoluta ser convidada para liderar a transportadora nacional. Este é um excepcional empresa cheia de pessoas incrivelmente talentosas e muito bem posicionada para o futuro. Meu foco será entregar para aqueles em quem confiamos e que confiam em nós - nossos clientes, nossos funcionários, nossos acionistas e as comunidades que servimos.”
Goyder prestou homenagem à liderança de Alan Joyce por 15 anos como CEO do Grupo Qantas. “Essa transição está acontecendo em um momento em que o Grupo Qantas está extremamente bem posicionado. Nós temos uma estratégia clara, um balanço forte e rentabilidade recorde que suporta um pipeline de investimentos para clientes, oportunidades para nosso pessoal e retorno para os acionistas”, disse o Sr. Goyder.
“Grande parte do crédito pelo futuro brilhante na frente da Qantas vai para Alan. Ele enfrentou mais do que seu quinhão de desafios como CEO e ele os administrou excepcionalmente bem - do GFC, para registrar os preços do petróleo, para intensas pressões competitivas e a crise do COVID.
“A empresa foi reestruturada para lidar com uma série de choques externos e Alan a levou a vários recordes de lucros. Ele supervisionou muitos investimentos em aeronaves, lounges, a criação da Jetstar, nossa pedra angular parceria com a Emirates e inovações como a rota Perth-Londres e o Project Sunrise.
“Alan fez um excelente trabalho ao liderar uma equipe que está absolutamente comprometida com o sucesso de longo prazo da operadora nacional e é dessa equipe que seu sucessor foi escolhido”, acrescentou Goyder.
Alan Joyce disse: “A pedido do Conselho, estendi meu tempo como CEO para acompanhar a recuperação do COVID plano, então agora que estamos do outro lado dessa crise, é um momento lógico para eu renunciar. Ainda há um lote que quero entregar nos próximos seis meses e no topo dessa lista está a garantia de uma transferência tranquila para Vanessa, que tenho certeza que vai se destacar no papel.”