Finnair Cancela Aproximadamente 100 Voos Neste Final De Semana Devido À Greve De Tripulantes

A Finnair cancelou aproximadamente 100 voos saindo do aeroporto de Helsinque hoje, domingo, 20 de novembro, e na segunda-feira, 21 de novembro. O Sindicato Finlandês dos Trabalhadores em Transportes AKT anunciou uma greve em relação à tripulação de cabine da Finnair em Helsinque entre domingo, 20 de novembro, às 15h EET, e segunda-feira, 21 de novembro, às 15h. 

(Arquivo) 

Os cancelamentos de voos e reencaminhamento de passageiros começaram no sábado e os trabalhos continuaram hoje. A Finnair informa os passageiros sobre cancelamentos de voos usando as informações de contato fornecidas na reserva e faz o possível para oferecer aos passageiros uma nova rota para o destino. Os passageiros também podem verificar o status de seu voo no serviço Manage Booking no site da Finnair, onde também podem verificar se suas informações de contato estão corretas. 

A greve não afeta os voos operados pela Norra, nem os voos cujo serviço de cabine é prestado por parceiros da Finnair, como voos para Singapura e Índia, ou voos operados por aeronaves e tripulações de outras companhias aéreas, por exemplo para Barcelona e Madrid. 

“Lamentamos profundamente a preocupação e a inconveniência que esta greve está causando aos nossos clientes e fazemos o possível para redirecioná-los o mais rápido possível”, disse Jaakko Schildt, Diretor de Operações, Finnair. 

"É triste que o sindicato tenha escolhido o caminho de uma greve ilegal em vez de negociações. Ao longo do outono, discutimos possibilidades de economia com os sindicatos, mas, infelizmente, não conseguimos obter um resultado com a tripulação de cabine. Ainda esperamos encontrar soluções juntos", diz Schildt. 

Durante o outono, a Finnair negociou com todos os seus grupos de funcionários as economias necessárias para restaurar a lucratividade da Finnair. A Finnair teve perdas consideráveis ​​e ficou endividada durante a pandemia de covid-19, e o fechamento do espaço aéreo russo afeta significativamente a capacidade da Finnair de gerar lucro. 

O objetivo principal tem sido encontrar soluções de redução de custos junto com os funcionários da Finnair. Para a tripulação de cabine, a Finnair propôs mudanças, por exemplo, na eficiência da utilização da tripulação, regras de escala em hotéis e regras adicionais de pagamento por hora para voos longos, já que o fechamento do espaço aéreo russo tornou os tempos de voo para a Ásia consideravelmente mais longos. Como nenhum acordo foi encontrado com a tripulação de cabine, a Finnair deve buscar medidas alternativas. Na semana passada, a Finnair anunciou que inicia negociações de mudança nos planos para aumentar a subcontratação de serviços de cabine em rotas de longa distância. 

O tráfego da Finnair voltará ao normal na tarde de segunda-feira, mas a greve ainda pode afetar voos individuais após segunda-feira. Voos de retorno para voos de longa distância cancelados no domingo e na segunda-feira não serão realizados, e pode haver atrasos e cancelamentos em voos individuais.