WTTC Destaca Medidas Para A Captação E Retenção De Talento No Turismo

O World Travel and Tourism Council (WTTC) divulgou um estudo sobre a falta de recursos humanos no setor do turismo na Europa e identificou seis medidas para a captação e retenção de talento no setor. 

(© PressTur/Unsplash - Kate Townsend)

As medidas identificadas pelo WTTC para a captação e retenção de talento dizem respeito tanto aos governos dos países em questão como ao setor privado e têm como objetivo “permitir que o setor responda à crescente demanda por parte dos consumidores e acelere a sua recuperação”. A mobilidade dos trabalhadores, que pode ser facilitada através de uma política flexível de vistos de trabalho é a primeira medida destacada pela entidade. 

No que diz respeito à melhoria das condições de trabalho, o WTTC sugere que as ofertas de trabalho sejam flexíveis (part-time, contratos de curta duração) e, quando possível, incluam a possibilidade de trabalho remoto. A garantia de um emprego digno com benefícios e remuneração competitivos é também um ponto-chave, tal como é a melhoria da percepção dos empregos em questão e da promoção de carreiras viáveis com oportunidade de crescimento. 

O WTTC também sugere a oferta de formação e de requalificação aos trabalhadores para o desenvolvimento de equipes de trabalho mais qualificadas, bem como a adoção de soluções tecnológicas e digitais para aliviar a pressão no staff e otimizar as operações diárias, oferecendo um melhor serviço ao cliente.