Os membros da associação de pilotos Aeropers votaram pela rejeição do Acordo Coletivo de Trabalho (CLA2022) negociado entre a Swiss International Air Lines (SWISS) e o comitê executivo da Aeropers por maioria de 80,5% dos votos expressos. O resultado do referendo foi anunciado hoje pela Aeropers após um período de comentários de duas semanas seguido por mais um período de votação de membros de duas semanas.
![]() |
(© SWISS) |
“O CLA2022 que concluímos totalmente representou um compromisso que, do nosso ponto de vista, atendeu de forma equitativa aos interesses da SWISS e da Aeropers”, diz Oliver Buchhofer, Chefe de Operações, SWISS e membro do Conselho de Administração Estendido da SWISS. “Se tivesse sido aceito, o novo CLA nos daria estabilidade contratual em um ambiente altamente volátil de companhias aéreas pelos próximos quatro anos. Lamentamos este resultado do referendo; mas naturalmente aceitamos esta decisão da maioria.”
CLA De Cockpit Viável Ainda É Uma Opção
Como resultado da rejeição do novo acordo proposto, o status sem CLA que prevalece desde 1º de abril de 2022 continuará por enquanto. Não se espera que isso afete adversamente a estabilidade das operações de voo. “Um novo CLA viável para nosso pessoal do cockpit continua sendo uma opção”, afirma Buchhofer. “Mas só poderemos concluir tal acordo com um parceiro de negociação confiável. É uma novidade na parceria social entre a SWISS e seu sindicato de pilotos que, após vários meses de intensas negociações, o comitê executivo da Aeropers não aconselhe seus membros a aceitar um CLA que negociou e co-assinou.” A SWISS irá agora considerar a forma que uma futura colaboração poderia tomar com o atual comitê executivo da Aeropers. As próximas semanas também serão usadas para avaliar mais uma vez a posição e os interesses de longo prazo da companhia aérea e determinar os próximos passos.
Conversas Inconclusivas Sobre Um Acordo De Resposta À Crise
Todas as unidades de negócios e grupos de funcionários da SWISS concluíram acordos de resposta a crises que se estendem por vários anos, com exceção do pessoal do cockpit. As discussões com a Aeropers sobre um acordo desse tipo foram encerradas sem resultado no final de 2020. Em vista disso, a SWISS notificou ordinariamente no início de fevereiro de 2021 para rescindir o acordo coletivo de trabalho existente com seu pessoal de cabine em 31 de março de 2022, e convidou a Aeropers a entrar em negociações sobre um novo CLA de cockpit.