A aliança oneworld aspira a uma meta coletiva de usar combustível de aviação sustentável (SAF) para 10% dos volumes de combustível combinado até 2030, aprofundando o compromisso da aliança com a sustentabilidade ambiental.
Expandir o uso de SAF é fundamental no caminho da aliança para as emissões líquidas de carbono até 2050 - uma promessa feita em setembro de 2020 pela oneworld, a primeira aliança global de companhias aéreas a se comprometer com uma meta comum de neutralidade de carbono. Apoio de políticos e partes interessadas será fundamental para a aspiração da oneworld para chegar a 10% o uso do SAF em volumes de combustível agregados das companhias aéreas membro em 2030. Investimentos direcionados, regulamentos, subsídios financeiros e mecanismos de apoio do governo estão entre os facilitadores que irão facilitar a transição da indústria para o SAF.
A oneworld e suas companhias aéreas membro estão prontas para trabalhar com parceiros e partes interessadas para atingir a meta, por meio da implantação de SAF que está disponível em escala comercial, a preços acessíveis e certificada de acordo com os esquemas reconhecidos pela ICAO e autoridades relevantes. Em 22 de setembro, a oneworld sinalizou seu compromisso com a SAF por meio de seu apoio à declaração de ambição 10% SAF até 2030 do Fórum Econômico Mundial Clean Skies for Tomorrow Coalition .
A aliança e suas companhias aéreas membro estão profundamente comprometidas em desempenhar um papel ativo na defesa da sustentabilidade ambiental, por meio de um Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade mundial presidido pelo Diretor de Sustentabilidade da IAG Jonathon Counsell e com representação de todas as companhias aéreas membro. Em agosto de 2021, a oneworld revelou seu roteiro inicial de carbono, traçando o caminho da aliança para emissões líquidas zero até 2050. Mais recentemente, a aliança concedeu bolsas de estudo às companhias aéreas membro Japan Airlines e S7 Airlines para treinamento de sustentabilidade IATA para apoiar seus esforços de inscrição para o Avaliação Ambiental IATA (IEnvA).
Um presidente do Conselho de Administração e CEO do Grupo Qatar Airways, SE Sr. Akbar Al Baker, disse: “A oneworld está fortemente empenhada em desempenhar um papel de liderança na melhoria da sustentabilidade ambiental e a meta de 10% SAF que divulgamos hoje reitera ainda mais esse compromisso. A colaboração da indústria é crítica para o progresso em direção a este objetivo importante e pedimos às partes interessadas que apoiem ativamente a implantação de tecnologias SAF.”
O CEO da oneworld, Rob Gurney, disse: “A sustentabilidade ambiental é uma prioridade fundamental para nós como uma aliança. Apesar dos desafios que enfrentamos atualmente como indústria, nossas companhias aéreas membro estão profundamente comprometidas em tomar medidas para reduzir as emissões. Este é um papel coletivo que podemos desempenhar como indústria e esperamos que nossos esforços continuem a gerar impulso na jornada rumo à descarbonização da aviação.”