Odisha Anuncia Pacote Financeiro Para O Setor De Turismo

O Ministro do Turismo da Índia em Odisha, Jyoti Prakash Panigrahi, junto com o Ministro do Turismo da Língua, Literatura e Cultura de Odisha, Sr. Jyoti Prakash Panigrahi, afirmaram hoje, sábado, 12 de junho de 2021, que enquanto no esquema governamental, o turismo pode ser classificado um pouco abaixo de outros setores prioritários como saúde e educação, é um setor importante que deve ser apoiado.

(Divulgação)

Dirigindo-se à mesa redonda virtual “COVID-19: Impacto no Setor de Turismo do Estado”, organizada pela FICCI (Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da Índia), o Sr. Panigrahi disse que o orçamento alocado para o setor de turismo neste ano teve um aumento sem precedentes. O ministro-chefe quer levar o turismo de Odisha aos padrões globais. Ele disse: “Todos nós devemos entender que o setor precisa de ajuda para se recuperar.”

O ministro-chefe deverá anunciar em breve os pacotes financeiros para o setor de turismo. “A necessidade é trabalhar para um turismo sustentável e não podemos deixar de cuidar da gestão de riscos”, acrescentou.

“Vamos reafirmar coletivamente nosso compromisso de preservar a energia e promover todos os aspectos do turismo e da hospitalidade para torná-lo social e economicamente sustentável”, disse o Sr. Panigrahi.

O Sr. Vishal Kumar Dev, Secretário Principal de Esportes e Serviços Juvenis e Turismo do Governo de Odisha na Índia, disse que o governo está ciente das preocupações enfrentadas pelo setor de turismo e hospitalidade. “Estamos trabalhando em um pacote de suporte detalhado a ser oferecido ao setor, que incluiria hotéis, restaurantes, operadoras de turismo e autônomos, incluindo fotógrafos, guias, etc., entre outros”, acrescentou.

Destacando as medidas para promover o turismo em Odisha, ele disse que estamos analisando roadshows, viagens rodoviárias de estados vizinhos e ampliação de retiros ecológicos para cobrir mais destinos. Selecionamos um parceiro que nos ajudará na seleção de vários itinerários e pacotes de experiências imersivas para promover esses pacotes, observou Dev.

“No longo prazo, houve uma mudança em nossa abordagem para o desenvolvimento de infraestrutura. Estamos desenvolvendo infraestrutura de forma bastante planejada e integrada. Também estamos olhando para os destinos de uma maneira holística e preparando um plano mestre para cada destino. Foi identificada uma lista de destinos prioritários composta por 70 circuitos e o governo vai investir em grande escala. Nosso orçamento de desenvolvimento de infraestrutura para este ano foi duplicado”, acrescentou.

“Também investiremos em novos produtos, principalmente em cruzeiros e casas flutuantes. Selecionamos a maior operadora de cruzeiros fluviais da Índia para iniciar catamarãs. No início do próximo ano, teremos Odisha no luxuoso mapa de cruzeiros fluviais do país”, disse Dev.

Ele disse ainda que o Conselho Estadual de Odisha da FICCI não só destacou os problemas enfrentados pela indústria e vários setores, mas também fez parceria com o governo em várias questões, incluindo o fornecimento de oxigênio.

A Sra. Monica Nayyar Patnaik, Presidente do Conselho Estadual FICCI Odisha e MD, Sambad Group, observou que o Conselho Estadual FICCI Odisha fez parceria com o Governo de Odisha como seu Parceiro Nacional da Indústria para vários programas como Make in Odisha, Krushi Odisha e Odisha 50 e organização de mesa redonda virtual sobre diversos setores em associação com o governo estadual. “Nós (FICCI) também fazemos parte da força-tarefa do governo estadual em ações de vacinação e aquisição de suprimentos médicos de oxigênio”, disse ela.

O Sr. JK Mohanty, Co-Presidente do Comitê Nacional de Turismo da FICCI e CMD, Grupo Swosti, disse que o estado sempre lutou apaixonadamente e decididamente contra as calamidades naturais como ciclones e, mais recentemente, COVID. “O governo de Odisha sempre entrou em ação. A maioria de nossas demandas (da indústria) foram consideradas e atendidas no mais alto nível”, disse ele.

Sr. SK Dash, Diretor da Trip Process Pvt Ltd.; Sr. Vishal Kamat, CEO do Kamat Group of Hotels; O Sr. Sanjib Kumar Rout, membro da FICCI e presidente fundador da CV Raman Global University, entre outros, também expôs seus pontos de vista e sugestões.